Como retirar um parafuso preso de uma superfície de alumínio

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Remover parafusos de qualquer superfície exige ferramentas específicas e o toque certo. Extrair um parafuso preso em algo de metal pode ser ainda mais desafiador. Devido à pressão exercida pelo parafuso e o calor criado ao atarraxá-lo, os metais podem se fundir, a menos que uma cera antiaderente preventiva tenha sido aplicada. A força bruta não deve ser utilizada para remover o parafuso. Felizmente, existe uma série de produtos disponíveis para remover com facilidade um parafuso preso.

Passo 1

Limpe a cabeça do parafuso com a palha de aço ou uma lixa. Certifique-se de remover qualquer sujeira ou oxidação que possa interferir com a inserção da chave de fenda ou que possa ser a fusão do parafuso com o alumínio.

Passo 2

De acordo com a revista Classic Car Magazine, o primeiro passo na remoção de um parafuso teimoso é lubrificá-lo. Pulverize-o com um spray lubrificante, tentando introduzir o fluido para dentro das roscas. Os melhores sprays são projetados para uso profissional, mas existem produtos domésticos comuns anti-corrosão que podem ser utilizados com sucesso. Deixe o spray agir por um ou dois minutos.

Passo 3

Insira a chave de fenda gentilmente, virando-a em sentido anti-horário para soltar o parafuso. Use o mínimo de força possível. Se o parafuso não se mover, não force. Aplique mais lubrificante em torno do parafuso e espere mais 24 horas antes de quaisquer novas tentativas.

Passo 4

Se o parafuso permanecer preso, tente afrouxá-lo com um maçarico de propano. Aqueça o parafuso com a tocha por alguns segundos, em seguida insira a chave de fenda e gentilmente tente remover o parafuso. Para melhores resultados, evite aquecer o metal envolvente o máximo possível.

Passo 5

Como último recurso, um parafuso teimoso pode precisar ser perfurado. Usando uma ponta de titânio, cuidadosamente fure o parafuso até que ele esteja totalmente removido. Lubrifique o ponto de contato entre a broca e o parafuso com óleo de motor para aumentar a vida útil da broca.

Mais recentes

×