×
Loading ...

Como soltar um parafuso emperrado

Os parafusos são ótimos para fixar coisas. Eles podem prender madeira e metal e, diferentemente dos pregos, podem ser removidos – ao menos que fiquem presos. Eles podem emperrar por vários motivos: obstrução por ferrugem ou restos de tintas, espanamento, cabeça removida ou parafusamento em ângulo. Removê-los pode parecer uma tarefa impossível, entretanto, com as técnicas e ferramentas adequadas, isso pode ser feito.

Chaves de fenda de qualidade não arrancam as cabeças dos parafusos (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Enferrujados

Use um óleo penetrante, como WD-40, para dissolver a ferrugem. Adicione algumas gotas na cabeça do parafuso e deixe escorrer. Espere de 10 a 15 minutos para que o óleo aja. Talvez sejam necessárias algumas horas ou até uma noite inteira, caso haja ferrugem demais para dissolver.

Loading...

Com excesso de tinta

O calor é uma maneira de remover tinta da cabeça de um parafuso – mas tenha cuidado ao mexer com fogo e tinta. Segure um prego grande com um alicate e use a chama de um isqueiro ou fósforo para aquecer a cabeça do prego. Pressione o prego quente no parafuso para derreter a tinta. O parafuso se expandirá, então, use gelo para esfriá-lo e contrai-lo antes de remover.

A ferrugem e o alinhamento inadequado são causas comuns de parafusos presos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Desalinhados

Os parafusos presos de forma angulada podem ser removidos colocando-se uma chave de fenda de ponta chata em uma das laterais e dando leves batidas no parafuso no sentido anti-horário.

Espanados

Você precisará fazer uma nova cabeça para um parafuso espanado. Use uma lima ou uma ferramenta rotatória para fazer um sulco na cabeça do parafuso; depois, use uma chave de fenda de cabeça chata para removê-lo.

Sem cabeça

Quando a cabeça do parafuso foi arrancada, talvez seja melhor decidir que o esforço para extrai-lo não vale a pena e, em vez disso, pode compensar empurrá-lo mais para dentro do material e calafetá-lo. Se o parafuso realmente precisa ser removido, use um alicate de ponta fina para desparafusá-lo.

Extrator de parafusos

Essa opção requer uma ferramenta especial e será preciso fazer um furo no parafuso preso. Insira um extrator que tenha diâmetro um pouco menor do que o parafuso e ligue a ferramenta, girando no sentido anti-horário até que o extrator remova o parafuso. Essas ferramentas estão disponíveis em lojas de materiais de construção e são muito importantes para quem faz muitos trabalhos de carpintaria.

Último recurso

Talvez seja preciso retirar um parafuso preso usando uma furadeira elétrica. Use uma broca do mesmo tamanho do parafuso e mire logo abaixo do meio dele. Isso não funcionará se o parafuso for de aço inoxidável ou se o extrator ficou preso. Use óculos de proteção ao usar uma furadeira.

Prevenção

Ao trabalhar com parafusos, ignore as chaves de fenda baratas e escolha uma forte, de qualidade profissional. Isso é ainda mais importante para parafusos Phillips. Use a chave de fenda do tamanho certo para o parafuso e, para evitar o espanamento, não empurre a cabeça com muita força. Uma dica de profissional: mergulhe a ponta da chave de fenda em um composto para válvulas de moagem para que haja um controle maior sobre a cabeça do parafuso.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...