Como retirar ar de torneiras

••• tap image by Gina Smith from Fotolia.com

Barulhos irritantes ou incomuns em canos e registros de água têm um culpado: ar nos canos. Liberar esse ar do encanamento é uma tarefa simples que requer habilidades básicas e poucos ferramentas, e leva apenas um pouquinho de tempo. Às vezes, o ar precisará ser liberado de registros e das torneiras, e isso é descoberto quando o registro está frio ao toque e os barulhos e sons podem ser ouvidos vindo dele.

Passo 1

Encontre a válvula de água central da casa e feche-a. Ela é normalmente encontrada no porão ou próximo a um tanque de água quente (em casas com calefação). Desligue a válvula para bloquear o acesso à água por toda a casa. Se a válvula estiver apertada demais para fechar com a mão, utilize a chave inglesa.

Passo 2

Vá até a torneira mais baixa da casa. Ela normalmente é encontrada no porão ou do lado de fora da casa. Se ela estiver do lado de fora, encaixe uma mangueira nela e aponte-a para longe da casa.

Passo 3

Abra a torneira e espere que toda a água restante do cano saia. Certifique-se que a água está correndo para longe da casa.

Passo 4

Abra todas as torneiras da casa, de pias, banheiras e chuveiros.

Passo 5

Volte ao exterior para monitorar o fluxo de água que vem da casa. Quando a água parar de sair da mangueira, feche a torneira e retire a mangueira.

Passo 6

Vá até a válvula de água central e abra-a. Isso fará com que água corra pelo encanamento da casa mais uma vez.

Passo 7

Ande pela casa fechando as torneiras que não estão mais "cuspindo" água sob a pressão do ar. A esse ponto, todo o ar terá sido retirado do sistema.

Passo 8

Cheque os registros da casa localizando as torneiras na base do aquecedor de água. Coloque o balde debaixo da torneira, para parar a água, e abra a válvula. Feche a válvula quando uma pequena quantidade de água começar a sair. Isso elimina o ar e impede mais barulhos ou resfriamento indesejado.

Mais recentes

×