×
Loading ...

Os riscos do bungee jump

Desde 1987, mais de dois milhões de pessoas saltaram de bungee jump, de acordo com o site Medstudents.com. Em 1992, houve cinco mortes e quatro feridos devido ao bungee jump, mas o site informa que faltam dados para determinar o quão perigoso o esporte pode ser. A idade, peso, equipamentos e habilidades pessoais são alguns dos fatores a serem levados em conta ao considerar por que um praticante do esporte acabou sendo ferido.

Desde 1987, mais de dois milhões de pessoas saltaram de bungee jump (Karl Weatherly/Photodisc/Getty Images)

O salto

O site Medstudents.com divide o bungee jump em três partes. Em primeiro lugar, há o salto em queda livre, que é justamente quando os hormônios do estresse são liberados, além de um sentimento de alegria que pode durar dias. A segunda parte é a desaceleração do corpo, cuja intensidade depende do tipo de cabo utilizado e a altitude do salto. A terceira é o movimento ascendente, geralmente em uma posição de cabeça para baixo.

Loading...

Ferimentos leves

Algumas das pequenas lesões que podem resultar de um bungee jump incluem contusões, dedos quebrados e queimaduras no corpo causados pelo cabo, de acordo com o site Medstudents.com.

Ferimentos na cabeça

Entre as lesões na cabeça, as mais graves são relacionadas a danos ao olho, incluindo na retina, fóvea, mácula e na membrana limitante interna. Isso é causado pela desaceleração do corpo, à medida em que a pressão do sangue e do fluxo aumentam no olho. O resultado, geralmente, é uma deficiência visual temporária. Manchas no olho e um ponto cego temporário também podem ocorrer, assim como ferimentos nasais. O evento mais fatal envolvendo a cabeça é o estrangulamento, geralmente causado quando o cabo se enrosca com a pessoa que salta.

Lesões no torso

As lesões no ombro e nas costas incluem deslocamentos e danos dos tecidos moles. A coluna pode ficar em risco durante um salto de bungee jump, embora sejam casos raros, de acordo com o Medstudents.com. Os praticantes do esporte relataram fraturas por compressão da coluna cervical e quadriplegia. A sensibilidade da vértebra C5 e uma diminuição da amplitude de movimento têm sido relatadas. Lesões nas vértebras C2, C3, C5, C6 e C7 resultaram em menor perda de amplitude de movimento em várias áreas, incluindo os braços, mãos e costas.

Lesões nos membros inferiores

O Medstudents.com relata que um dos resultados mais comuns do bungee jump são lesões nas extremidades inferiores peroneal, fibular ou no nervo. A lesão pode levar a um sentimento de dormência na perna, pé ou tornozelo e também à fraqueza do pé.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...