×
Loading ...

Desvantagens do boxe

A frase "punch drunk" [pugilista bêbado] veio da condição em que muitos boxeadores ficam depois de anos de lutas. Golpes repetidos na cabeça podem levar a múltiplas concussões durante a vida, o que resulta em problemas de saúde como encefalopatia traumática crônica. Lesões cerebrais são apenas um dos tipos de problemas que o corpo pode sofrer com o boxe, fornecendo motivos para muitos não entrarem no ringue.

Mulheres treinando boxe (Monkey Business Images/Monkey Business/Getty Images)

Encefalopatia traumática crônica

Boxe, futebol e hóquei estão entre os esportes em que lesões repetidas são normais. O Centro de Estudos para a Encefalopatia Traumática Crônica foi criado em 2008 especificamente para estudar essa doença. ETC é um problema encontrado em atletas, inclusive pugilistas, como resultado de trauma cerebral. O tecido do cérebro se degenera, levando a comportamentos e sintomas que parecem demência, assim como tendências maníacas e agressivas.

Loading...

Outras lesões cerebrais

Uma equipe de pesquisadores da Clínica Central e Oriental da Escola de Melbourne, na Austrália, citou a falta de taxas de lesões como motivo para a revisão feita em 2006 do índice desses problemas no boxe. O estudo da equipe, publicado na edição de Agosto de 2006 da Revista Britânica de Medicina Esportiva, descobriu que de 47 pugilistas estudados, 21 registraram uma taxa de duas lesões a cada 1,000 horas de boxe. Setenta e um porcento das lesões eram relacionadas com a cabeça, com concussões sendo um terço destas.

Problemas oculares ou cegueira

Veja o rosto de um boxeador após levar um golpe e pelo menos um dos olhos dele deve estar inchado ou ferido. Em uma apresentação da Associação Internacional de boxe, o oftalmologista francês Jean-Louis Llouquet escreveu que ferimentos nos olhos podem resultar de golpes diretos ou "choques indiretos" de um soco. Problemas resultantes incluem fraturas na cavidade ocular e nos olhos, ruptura dos dutos lacrimais, sangramento no cone neuro-muscular, catarata ou descolamento de retina.

Moralidade

A intenção do boxe é bater no oponente e deixá-lo inconsciente. Os efeitos físicos do esporte levantaram a questão da moralidade. George Lundberg, antigo editor da revista da Sociedade Americana de Medicina, defendeu constantemente uma proibição total do boxe. Entrevistado em 2005 pelo Courier-Journal de Louisville, Kentucky, Lundberg disse que, intencionalmente, deixar uma pessoa inconsciente e causar danos cerebrais é moralmente errado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...