Que tipo de roupa os cavaleiros medievais vestiam?
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Os cavaleiros usavam mais do que apenas armaduras. Várias peças de roupa integravam perfeitamente a armadura, protegendo o cavaleiro tanto no campo de batalha, quanto das condições climáticas adversas. O estilo das roupas usadas em batalha tinha como objetivo a praticidade, embora alguns aspectos da peça permitiam que o cavaleiro desenvolvesse um estilo único, especialmente durante os torneios.
Proteção
A roupa era uma parte importante do cavaleiro, já que a armadura esquentava ao sol e o queimava sem o isolamento fornecido pela roupa. O metal e o pano ficavam juntos, os dois fornecendo proteção e conforto adicional. Os cavaleiros usavam uma camiseta e cuecas de linho, chamadas de "gipoun", para proporcionar conforto. Apenas parte do gipoun ficava a mostra. Laços nas costas e dos lados eram apertados para que o gipoun prendesse o corpo firmemente. Caso contrário, a armadura cortaria a pele e causaria irritação.
Conforto
Os cavaleiros geralmente usavam uma peça por cima da roupa que era chamada de jaquetão. Essa peça era acolchoada e costurada ou preenchida com grama ou linho. Ela tinha um estofamento extra para o cavaleiro. Os cavaleiros, muitas vezes, tinham uma longa capa. Essas capas os protegiam da chuva, vento e frio. O poeta medieval Chaucer descreveu esses homens nos contos de Canterbury vestindo uma túnica feita de pano grosseiro. A túnica era chamada de "fustian". Os fustians eram alternativas mais baratas.
Identificação
Os cavaleiros vestiam uma toga, chamada de sobretudo, por cima da armadura. Os sobretudos tinham o brasão de armas que identificava o cavaleiro no campo de batalha. O brasão era um símbolo que ajudava os cavaleiros a identificarem uns aos outros em batalha. Ele era colocado no escudo, sobretudo e uma bandeira, em uma prática conhecida como "heráldica". As vestes eram amarradas em torno da cintura. Longas faixas presas nas mangas, às vezes presas no colarinho por uma fivela. Os cavaleiros usavam um colar feito de duas faixas parecidas. O sobretudo ficava aberto na parte inferior para proporcionar ventilação e permitir que os cavaleiros se aliviassem.
Acessórios
Os chapéus eram frequentemente usados, o que determinava o nível do cavaleiro. Às vezes, eles tinham um ponto na parte superior onde uma fita ficava presa. Os cavaleiros usavam cintos sem nada pendurado na frente. Eles, algumas vezes, usavam uma bolsa que ficava pendurada no cinto por um cordão de seda, algodão ou metal.
Calçado
O cavaleiro usava meias de lã para aquecer os pés e as pernas. Os sapatos eram fechados e as versões mais novas eram pontudas. Os sapatos eram geralmente feitos de couro. Os tipos de couro mais comumente usados na idade média eram o couro curtido e curtume.
Referências
Sobre o Autor
Chuck Robert specializes in nutrition, marketing, nonprofit organizations and travel. He has been writing since 2007, serving as a ghostwriter and contributing to online publications. Robert holds a Master of Arts with a dual specialization in literature and composition from Purdue University.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images