Qual era a vestimenta dos faraós antigos?

Hieróglifos egípcios

Image by Flickr.com, courtesy of Orin Zebest

A roupa de faraós egípcios diferia substancialmente da do homem egípcio comum. As semelhanças eram apenas no roupão e nos materiais. O faraó deveria demonstrar um exemplo particular de limpeza e riqueza através de seu traje. Além de itens de vestuário principais, os faraós usavam sandálias decoradas e grandes quantidades de joias.

Tecido

Como a maioria dos egípcios, faraós usavam roupas feitas de linho. A roupa usada por faraós era particularmente transparente, o que era uma representação visível da riqueza. O linho era feito de uma planta nativa da região.

Barba falsa

Barba falsa e nemes no faraó

Image by Flickr.com, courtesy of Fabrizio Monti

Muitos faraós usavam barbas falsas. Elas eram presas usando couro fino envolvendo a cabeça.

Nemes

Faraós vestiam uma peça de cabeça conhecida como um nemes. Os nemes eram originalmente feitos de uma única peça colorida de linho e evoluiu em complexidade ao longo do tempo.

Shendyt

Egípcios vestindo roupas semelhantes ao shendyt

Image by Flickr.com, courtesy of ???????

O shendyt, um avental real, era a principal peça de roupa na vestimenta de um faraó. Ele era colocado no quadril direito e em volta do corpo, de trás para frente, com pregas detalhadas.

Robe

Homens egípcios usavam robes de linho sobre roupas semelhantes a kilts. Esta peça, no guarda-roupa do faraó, era a mais transparente.

Khol

O faraó usava khol, uma substância feita com uma tinta escura. Ele era aplicado ao redor dos olhos para evitar infecções e reduzir o brilho do sol no clima do deserto.

×