Roupas e máscaras da comédia na antiga Grécia
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Os atores nas comédias da antiga Grécia tinham que representar personagens - alguns não eram humanos, como vespas ou até nuvens - que eram claramente distinguíveis pela plateia. O método principal para fazer isto era utilizando máscaras e vestimentas, usadas pelos atores junto do coro teatral. Isto mudava com a era e com a peça em questão, mas ainda assim tiveram sua função nas comédias da antiga Grécia.
Forma de roupas
As roupas eram naturalmente bobas e bem diferentes das vestes mais elaboradas e sérias usadas pelos atores em peças trágicas. Em peças da Antiga Comédia Grega, os atores usavam disfarces de corpo inteiro, com almofadas no peitoral e no estômago. Como os atores eram todos homens, os que faziam papéis masculinos usavam um falo de algodão na virilha, que ficavam eretos ou flácidos. Os atores que interpretavam mulheres usavam sapatos de salto alto. Os atores da Nova Comédia Grega usavam roupas similares, mas sem os acolchoamentos.
Significados das roupas
Além de ajudar a plateia a distinguir o gênero dos personagens, as roupas implicavam mais detalhes sobre certos personagens aos espectadores. Roupas cerimoniais sugeriam que o personagem era um sacerdote, por exemplo, enquanto que outras vestimentas podiam indicar o quão rico ou pobre o personagem poderia ser ou o que fazia para se sustentar.
Fomas das máscaras
As máscaras usadas nas comédias da antiga Grécia tinham aparência grotesca, às vezes fazendo uma paródia das feições de pessoas que os espectadores poderiam reconhecer. Tipicamente, uma máscara tinha um sorriso ou olhar estranho, em contraste às feições mais sérias encontradas nas máscaras de tragédias. Em outras comédias mais tardias eram usadas máscaras mais naturais. Estas máscaras eram feitas de vários materiais, como combinações de panos e pasta de farinha, ou, às vezes, eram feitas de madeira.
Funções das máscaras
Do mesmo jeito que as roupas, as máscaras indicavam o tipo de personagem que o ator estava interpretando, estabelecendo personalidade, emoção e gênero. Uma indicação clara dos traços e papel do personagem, a máscara tinha um propósito especial em que permitia até aos espectadores mais distantes do palco perceberem cada personagem, pois ela poderia ser vista facilmente à distância. As máscaras eram feitas com feições exageradas e também ajudavam a amplificar a voz do ator, para que os espectadores mais distantes pudessem ouvir o diálogo da peça. Como os atores costumavam fazer dois papéis ao mesmo tempo, a máscara se tornou uma peça que permitia o ator mudar de identidades facilmente.
Mais Artigos
Tipos de escudos da era medieval→
Atividades para trabalhar mitologia grega em sala de aula→
Diferenças entre balé e dança moderna→
Como as celebridades influenciam as pessoas?→
Quais as contribuições que os gregos deram para a sociedade moderna?→
Quais são as semelhanças entre as artes gótica e renascentista?→
Referências
Sobre o Autor
Simon Fuller has been a freelance writer since 2008. His work has appeared in "Record Collector," "OPEN" and the online publication, brand-e. Fuller has a Bachelor of Arts in English literature from the University of Reading and a postgraduate diploma from the London School of Journalism.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images