Doença do pé mocassim

Doença do pé mocassim

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

A doença do pé mocassim ou pé de atleta mocassim não é uma doença, mas uma infecção fúngica. Como ela normalmente infecta a sola grossa do pé, o pé de atleta mocassim pode ser difícil de ser tratado e leva muito tempo para ser curado.

Causas

O pé de atleta mocassim é causada pela micose Trichophytom rubrum e se trata de uma infecção fúngica mais grave do que a do pé de atleta comum. Embora o tratamento seja difícil, o pé de atleta mocassim pode ser curado com o tempo.

Sintomas

Essa infecção se inicia com a sola do pé levemente irritada, com uma pele seca e uma coceira que pode queimar e ficar possivelmente com uma aparência escamosa. Por razões desconhecidas, o pé-de-atleta mocassim é freqüentemente visto em pessoas com eczema ou asma.

Progressão

Conforme o fungo do mocassim progride, as escamas ficam com uma coloração prateada. A pele das solas e dos calcanhares engrossam e começam a rachar. Como ele começa a se espalhar, as unhas dos pés também podem ser infectadas. Por último, a infecção no pé pode se espalhar até a palma da mão que entra mais em contato com ele.

Complicações

O mocassim é uma doença crônica que não responde aos medicamentos sem prescrição, pois sua localização é extremamente difícil de ser curada.

Tratamento

Para tratar essa infecção será necessário utilizar cremes antifúngicos nas áreas afetadas e, possivelmente, uma gama de medicamentos por via oral, se necessário. A cura do mocassim dependerá do quão forte está a infecção.

Prevenção

Para prevenir essa condição mantenha os pés limpos e secos, a fim de evitar a infecção por fungos na umidade ou em superfícies contaminadas, como pisos em chuveiros públicos ou vestiários. Se estiver apresentando um sistema imunológico comprometido, limite principalmente o contato com pessoas já infectadas.

eHow Brasil
×