Como fazer uma serra-copo

••• oxidized saw-blade image by cienpies from Fotolia.com

Uma serra-copo é uma serra com uma estrutura cilíndrica de aço, que tem dentes pontiagudos na extremidade. Serras-copo são comumente utilizadas quando é necessário criar buracos maiores, como serviços em encanamentos ou para criar buracos em portas. Uma serra-copo é capaz de produzir um buraco muito maior do que uma furadeira elétrica comum. Você pode usá-la para cortar uma variedade de materiais, como metal, madeira, gesso ou outras superfícies duras, utilizadas em construções. Pode-se operar serras-copo sozinho com um pouco de prática.

Passo 1

Faça um buraco-piloto de 3 mm no centro da superfície do material com uma furadeira elétrica de 9 mm. O buraco-piloto é o ponto de partida que você usará para a serra-copo. Certifique-se de que o buraco penetre completamente a superfície.

Passo 2

Alinhe a broca da serra-copo com o buraco-piloto que você acabou de criar. Insira a ponta da broca dentro do buraco. Segure a furadeira firmemente. Pressione a furadeira para dentro e acione-a lentamente. Ajuste o ângulo da serra-copo de modo que os dentes estejam alinhados adequadamente com a direção do buraco-piloto.

Passo 3

Aumente a velocidade da serra-copo para moderada. Use a velocidade máxima se você estiver furando madeira e a mínima se estiver furando metal. Fure até a metade da profundidade da superfície de madeira ou metal.

Passo 4

Vá para o outro lado do material e alinhe a broca no buraco-piloto. Perfure até que a tampa de metal ou de madeira se junte à serra e saia do buraco pelo outro lado.

Passo 5

Alargue um buraco existente, colocando uma peça de 6,5 mm de madeira compensada sobre a superfície do buraco. Use um grampo em cada extremidade da madeira para mantê-la firme no lugar, sobre o buraco. Isso funcionará bem se estiver alargando um buraco na entrada.

Passo 6

Use uma caneta para marcar o centro do buraco na madeira e alinhe a broca da serra sobre o buraco-piloto e opere a serra-copo para criar um buraco maior.

Passo 7

Insira um cabo lateral em um dos lados da serra para serrar buracos maiores ou mais profundos. Encaixe o cabo lateral ou enfie-o no corpo da serra.

Passo 8

Use a mão esquerda para segurar o corpo da serra-copo e a mão direita para equilibrar e aplicar pressão no cabo lateral. Retire a serra-copo do sulco a cada cinco segundo e limpe a serragem do buraco. Use um cinzel para retirar a tampa de madeira do buraco maior que você tiver criado. Então coloque a broca da serra-copo de volta no buraco e perfure a profundidade que você quiser que o buraco tenha.

Mais recentes

×