Para que servem as ventosas nos tentáculos de uma lula?

••• Image by Flickr.com, courtesy of Chris Walters

As lulas são parentes próximos dos polvos. Ambos são moluscos extremamente inteligentes e predadores carnívoros. A maioria das espécies de lula possui oito braços e dois tentáculos, que são mais longos e flexíveis e terminam em uma grande clava, ou "mão".

Tentáculos

Image by Flickr.com, courtesy of Michael

Os tentáculos das lulas evoluíram do pé ancestral de moluscos. Eles são utilizados como órgãos sensoriais e para manipular objetos.

Função

Os tentáculos e braços são utilizados para agarrar as presas e combater predadores. A maioria das lulas é pelágica (seres que nadam livremente), então os braços e tentáculos não são utilizados para rastejar tanto quanto são em animais que andam pelo fundo do mar, como os polvos.

Ventosas

Os braços e tentáculos são cobertos de órgãos de sucção, que consistem em um talo ou anel, uma ventosa e ganchos duros e quitinosos. Estes fazem com que seja menos seguro lidar com as lulas do que com os polvos, que não possuem ganchos.

Agarrando as presas

A lula utiliza suas ventosas com ganchos para agarrar as presas, principalmente para pegar e segurar peixes que nadam livremente. Os ganchos aumentam o poder de aderência. As lulas comem peixes, crustáceos e outros moluscos.

Escapando de predadores

Image by Flickr.com, courtesy of Brent Nelson

As ventosas com ganchos também são utilizadas defensivamente, para ajudar as lulas que são capturadas por predadores a fazerem manobras para que possam mordê-los com seus bicos duros e afiados.

Amor de lula

Em várias espécies, a parte de baixo da clava esquerda do macho se desenvolve na puberdade em um hectocótilo, um órgão utilizado para transferir o esperma para a fêmea durante o cortejo e o acasalamento.

Mais recentes

×