Sete espécies de guaxinins
NA/Photos.com/Getty Images
A família científica procyonidae, mais conhecida como guaxinim, possui 18 espécies em 6 gêneros. Os animais nessa família são mamíferos de tamanho pequeno a médio com caudas e uma coloração comum de cinza-marrom a preto, normalmente com alguma forma de marcação anelar no pelo. A maioria das espécies também são de escaladores ágeis.
Procyon minor
Esse guaxinim é uma espécie encontrada desde o sul do Canada até o norte da América do Sul. É um mamífero de porte médio que cresce a até 1 m em comprimento e pesa até 12 kg. Ele possui uma pelagem cinza com um padrão de máscara distintivo ao redor dos olhos e anéis pretos na cauda.
Mão-pelada
O mão-pelada é semelhante em aparência às espécies do norte, mas são menores, chegando a até 60 cm e 8 kg. Por viver em climas mais quentes ele possui apenas uma camada de pelos, diferentemente de seus primos do norte, por isso parece mais magro. Ele habita tanto a América Central quanto a do Sulo. Seu nome em inglês (crab-eating/comedores de caranguejo) é enganoso, pois eles não comem apenas caranguejos.
Jupará
O jupará é um animal de porte médio da família dos guaxinins com uma cauda longa e preênsil que é a maior parte de seu comprimento. Incluindo sua cauda, o animal chega a 1,3 m e pesa cerca de 5 kg. Ele vive em florestas tropicais desde o México até o sul do Brasil.
Quati-de-nariz-branco
O quati-de-nariz-branco é um mamífero de porte médio que cresce até 1,3 m, do nariz à cauda, e pesa até 5 kg. Sua cauda longa e preênsil ajuda ele a escalar eficientemente assim como suas garras curvas afiadas. Ele possui uma coloração marrom-acinzentada com anéis pretos ao longo de sua cauda.
Quati-de-cauda-anelada
O quati-de-cauda-anelada é um parente próximo do nariz-branco. Ele costuma ser maior em alguns centímetros. Ele vive em regiões tropicais da América do Sul, em países como Colômbia e Uruguai. Como a espécie nariz-branco, seu corpo é majoritariamente marrom-acinzentado e ele possui uma cauda com anéis pretos.
Bassarisco
O bassarisco lembra o guaxinim do norte, exceto que ele possui uma cabeça menor e um focinho mais apontado. Ele cresce até pouco mais de 30 cm e pesa não mais que 1,1 kg. Ele vive nos estados do centro e do oeste dos Estados Unidos como o Texas, Oregon, Califórnia e Louisiana.
Olingo
O olingo é um membro de porte médio da família de guaxinins. Ele cresce até 1 m, do nariz a cauda, e pesa 1,4 kg. Ele possui pelagem de cor uniforme variando entre o marrom-acinzentado para o amarelado e possui uma banda mais escura ao longo de sua cauda. Ele vive em países da região central da América como Nicarágua e Bolívia.
Referências
- University of Michigan Museum of Zoology: Procyonidae: Phil Myers [em inglês]
- University of Michigan Museum of Zoology: Protcyon [em inglês]
- University of Michigan Museum of Zoology: Potos [em inglês]
- University of Michigan Museum of Zoology: Nasua [em inglês]
- University of Michigan Museum of Zoology: Bassariscus [em inglês]
- University of Michigan Museum of Zoology: Bassaricyon [em inglês]
Créditos Fotográficos
NA/Photos.com/Getty Images