×
Loading ...

Os tipos de camarão

O camarão é um dos frutos do mar mais populares e distribuídos em todo o mundo, de acordo com o livro “Shrimp Culture: Economics, Market, and Trade,” de Ping Sun Leung e Carole Ruth Engle. O crustáceo é naturalmente rico em proteínas, baixo em gordura e fonte de ácidos graxos ômega 3. A maioria do camarão comercial é pescada ou criada, e as diferentes espécies de camarões comestíveis são frequentemente nomeadas com base na aparência e cor das cascas.

O camarão é uma das formas mais populares de frutos do mar (Comstock/Comstock/Getty Images)

Camarão branco

O camarão branco (Penaeus setiferus) foi um dos primeiros tipos de camarões a ser pescado, com uma história que remonta a 1709. Ele é frequentemente considerado o mais premiado da espécie de camarões diferentes, devido ao sabor suave e carne firme e doce, de acordo com o livro “The Fishmonger's Apprentice” de Aliza Green. Este camarão mede cerca de 15 cm e é frequentemente encontrado nos Estados Unidos, Ásia, Índia e é criado na China.

Loading...

Camarão marrom

A carne mais dura e um sabor forte são as características do camarão marrom (Crangon crangon). Ele também mede cerca de 15 cm de comprimento e tem sua casca de uma cor siena queimada devido aos níveis mais elevados de iodo. Ele é muito popular na Europa, pois pode ser pescado em áreas do sul do mar do Norte. Espécies desse camarão também podem ser encontradas no fundo do Oceano Atlântico, onde podem ser pescadas durante todo o ano.

Camarão rosa

Encontrado em águas frias, o camarão rosa (Pandalus borealis) é às vezes chamado de "águas profundas" ou "camarão do norte". Essa espécie de camarão é frequentemente encontrada em águas profundas da Noruega, pois ela prefere estar em águas com temperatura de 3 a 7ºC. Áreas como Nova Inglaterra e Canadá também são locais para se pescar esse crustáceo. Um camarão menor, o camarão rosa maduro médio pode atingir comprimentos de até 10 cm. Como o camarão branco, o crustáceo rosa tem um sabor doce que é mais suave do que o camarão marrom.

Camarão de rocha

Às vezes chamado da "lagosta pequena", o camarão de rocha (Sicyonia brevirostris) recebe esse nome devido à casca dura, que é semelhante à casca de uma lagosta. O tamanho médio do camarão varia em torno de 7,5 a 10 cm, e possui uma casca distinta e listrada marrom e branca. A carne da espécie é um pouco mais dura e mastigável do que outros camarões, parecida no sabor e textura com a carne da lagosta. Nativo do Oceano Atlântico, ele é frequentemente encontrado em águas profundas da Flórida, áreas do Golfo do México e às vezes tão ao sul, como em Cuba e Bahamas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...