×
Loading ...

O que significam as cores malhadas em animais?

A cor malhada identifica padrões em cavalos, gatos, cães e muitos outros animais. Grandes áreas de pelo desses animais não possuem pigmentos, são brancos na aparência, mas com manchas pretas pigmentadas. A pele do animal por baixo do seu revestimento corresponde à cor do pelo que cresce sobre dela. Os padrões podem ocorrer devido à presença dos genes malhados, que diferem de uma espécie para a outra.

Um gato malhado com manchas pretas e brancas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Causa

A coloração malhada é causada pela genética. Os animais iniciam com os genes para um revestimento de cor preta. As marcas brancas são causadas pela presença de um ou mais alelos malhados recessivos, que provocam manchas ou o revestimento totalmente branco. Em alguns animais, tais como cães e gatos, a pele branca muitas vezes é acompanhada por surdez em um ou ambos os ouvidos.

Loading...

Surdez

Existem pesquisas feitas sobre a surdez e a presença de genes malhados em camundongos e alguns cães, como dálmatas e border collies, que carregam genes malhados. Um estudo comprova evidências de que as células de pigmento podem ajudar no desenvolvimento de pequenos pelos no ouvido interno. Quando os genes malhados estão presentes, alguns animais tendem a não ter o pigmento que cobre suas orelhas. Pensa-se que o desenvolvimento desses pelos não é suportado e eles morrem, resultando em surdez.

Cavalos malhados

Existem três tipos de alelos que ocasionam os três tipos básicos de cavalos malhados. O Tobiano é um gene dominante que resulta em grandes áreas arredondadas de pelo que seriam escuros, mas são substituídos pelo gene de modo que eles não tenham mais pigmento. Comumente estes animais têm pernas brancas e cabeças negras. Genes Overo criam manchas horizontais escuras, com o branco na cabeça. A padronização Sabino possui a menor quantidade de branco, com branco nas pernas e na barriga, às vezes estendendo-se até a cabeça.

Outros animais

Gado leiteiro, porcos e muitos outros animais, como a píton real, também exibem padrões malhados. A pega (aves da família corvidae) e a águia de cabeça branca são exemplos de aves também malhadas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...