×
Loading ...

Sinais de doenças em plantas

As doenças em plantas ocorrem de várias formas. Os agentes infecciosos incluem parasitas, bactérias e fungos. Fatores ambientais, como temperaturas extremas e muita ou pouca chuva também podem causar doenças vegetais.

Vários sintomas diferentes podem indicar a presença de doenças nas plantas (Image by Flickr.com, courtesy of Michael)

Manchas foliares

As manchas foliares ou de descoloração às vezes indicam uma infecção fúngica. Por exemplo, uma macieira com manchas amarelas em suas folhas pode ser um indício de que a árvore está infectada com uma doença fúngica, chamada ferrugem do cedro da maçã.

Loading...

Ferrugem

O escurecimento ou a formação de lesões nas folhas podem indicar que a planta está sofrendo de ferrugem. Essa doença vegetal é normalmente causada por bactérias (o tipo específico de bactéria geralmente depende da espécie de planta infectada).

Murchidão

Os sintomas da murchidão incluem o escurecimento das folhas e o rápido declínio da saúde da planta. Geralmente, é causada por nematoides ou bactérias.

Podridão

Os sintomas de podridão da raiz incluem lesões vermelho-alaranjadas em caules e raízes logo acima do nível do solo. Folhas amareladas ou murchas são outro possível sinal de podridão radicular. Essa doença vegetal pode ser causada por excesso de umidade no solo. Também pode ser causada por fungos e bactérias.

Crescimento anormal

As plantas raquíticas em tamanho ou que mostram outros sinais de crescimento anormal por vezes indicam a presença de um vírus de plantas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...