A síndrome do intestino irritável e o ciclo menstrual
A síndrome do intestino irritável provoca desconforto abdominal crônico ou dor, inchaço e gases, juntamente com prisão de ventre ou diarreia, ou ambos. A condição envolve uma ação muscular anormal e uma sensibilidade nervosa aumentada no intestino. As mulheres são cerca de três vezes mais propensas que os homens a essa síndrome, e os sintomas podem ser piores durante a menstruação.
Sintomas piorados
A "IBS Research Appeal" nota que quase metade das mulheres com síndrome do intestino irritável relataram uma piora dos seus sintomas durante a menstruação, incluindo dor, gases e diarreia. Um estudo indicando essa piora apareceu em uma edição do "American Journal of Gastroenterology" de 2003. Como as mulheres relatam mais sintomas durante seus períodos menstruais, os pesquisadores acreditam que os hormônios reprodutivos podem ter um impacto sobre o transtorno.
O ciclo
O ciclo menstrual começa com a fase folicular, no primeiro dia da menstruação, e dura normalmente de dez a 14 dias, quando então ocorre a ovulação. O período pré-menstrual, ou fase lútea, é a fase seguinte. A fase folicular é marcada pelo aumento dos níveis de estrogênio e a baixa dos níveis de progesterona, enquanto a fase lútea tem um correspondente aumento de progesterona. Se a gravidez não ocorrer, esses níveis hormonais caem e ficam em seu nível mais baixo.
Flutuações hormonais
De acordo com a pesquisa citada pelo "IBS Research Appeal", tanto na fase folicular quanto na fase lútea, o tempo médio de trânsito para o alimento percorrer todo o sistema digestivo é semelhante. O aumento dos níveis de estrogênio e progesterona não parecem afetar os sintomas da síndrome do intestino irritável, com exceção de uma tendência à constipação durante a fase lútea em algumas mulheres. Durante a menstruação, quando esses níveis hormonais estão baixos, as mulheres relatam mais evacuações. As mulheres propensas à constipação em particular experimentam evacuações mais frequentes durante a menstruação.
Sensibilidade retal
Um estudo publicado na revista "Gut" em 2002 descobriu que mulheres com síndrome do intestino irritável experimentaram aumento da sensibilidade retal durante os seus períodos menstruais, diferente das mulheres que não possuem essa condição. O estudo compilou respostas à distensão do reto durante quatro diferentes momentos do ciclo menstrual.
Significado adicional
As pacientes no estudo da "Gut" também mantiveram diários para acompanhar a dor abdominal e o inchaço, e a frequência e consistência de hábitos intestinais. Entre as participantes com síndrome do intestino irritável, a menstruação estava ligada a um agravamento da dor abdominal e do inchaço, e hábitos intestinais mais frequentes. O estudo mostrou que, mesmo em mulheres sem a síndrome, as fezes eram mais soltas e ocorriam com mais frequência durante a menstruação.
Recursos
Sobre o Autor
Shelley Moore is a journalist and award-winning short-story writer. She specializes in writing about personal development, health, careers and personal finance. Moore has been published in "Family Circle" magazine and the "Milwaukee Sentinel" newspaper, along with numerous other national and regional magazines, daily and weekly newspapers and corporate publications. She has a Bachelor of Science in psychology.