Sintomas de aborto espontâneo em cadelas

Reconhecer os sinais de aborto em sua cadela pode ajudá-lo a tomar decisões importantes em relação à saúde do animal

black dog image by Stefan Andronache from Fotolia.com

O aborto em cadelas, também conhecido como aborto espontâneo, refere-se à morte e expulsão ou reabsorção de um ou múltiplos fetos antes do final da gestação. É possível que o animal aborte apenas um filhote e mantenha os demais. Aprender mais sobre os sinais de aborto espontâneo pode ajudá-lo a agir diante dessa situação.

Sangramento vaginal

Uma cadela que abortou pode apresentar sangramento vaginal. Isso é um sinal de que o animal precisa ser examinado por um veterinário, que poderá diagnosticar claramente o problema.

Expulsão do feto

Em alguns casos, a cadela pode expulsar um ou mais fetos de seu corpo. Isso é mais comum durante os últimos estágios da gestação, quando os filhotes estão quase completamente formados, e causa normalmente é a morte fetal devido a um desequilíbrio hormonal na mãe.

Esvaziamento do estômago

Uma cadela prenhe apresentará um estômago inchado. Se ela abortar e reabsorver os fetos, o órgão encolherá e voltará ao normal. Esse pode ser o único sinal de um aborto durante os primeiros estágios de uma gestação.

Doença

De acordo com o site Pet People's Place, uma cadela que sofreu um aborto pode apresentar sinais de doença. Febre e letargia são sintomas que podem acompanhar um aborto espontâneo. Nesses casos, o animal deve ser examinado por um veterinário.

eHow Brasil
×