Sintomas de alergia ao curry
Melanie Maddox
Algumas pesquisas sugerem que alergias alimentares nos Estados Unidos estão em ascensão. Possivelmente 4% da população dos EUA sofrem de uma alergia alimentar. Apesar de alergias a temperos serem raras, uma reação alérgica pode acontecer com qualquer tempero, inclusive o curry. Como o corpo humano reage da mesma forma a qualquer alérgeno, os sintomas de uma reação alérgica ao curry são os mesmos do que a qualquer outro alérgeno. Reconhecer os sintomas de uma reação alérgica pode garantir um tratamento rápido e correto.
Sintomas de alergia alimentar
A maioria dos sintomas relacionados a alérgenos alimentares acontece em questão de minutos de exposição à comida que irrita o organismo. A maioria das reações acontece rapidamente, mas algumas podem acontecer por volta de duas horas após a ingestão da comida. Sintomas relacionados à pele podem incluir urticárias, coceiras, erupção cutânea, inchaço, eczema ou outras anormalidades. Os sintomas respiratórios são mais sérios e podem incluir formigamento ou coceira na face, nos lábios, na língua ou nas vias aéreas, com ou sem inchaço. Se as vias aéreas incharem, é possível ocorrer perda de consciência, uma queda grave da pressão arterial, choque e morte.
Resposta do sistema imunológico
O sistema imunológico do corpo humano é designado a lutar contra tudo que ele reconheça como nocivo. Quando uma reação alérgica acontece por conta de comida, o sistema imunológico confundiu algo na estrutura molecular da comida com um perigo desconhecido. A defesa natural do corpo é realizar uma sequência de eventos, liberando uma carga pesada de químicos no invasor indesejado. Os mastócitos são parte do sistema imunológico e, em uma resposta alérgica, eles se rompem, liberando a imunoglobulina E (lgE).
Como o corpo reage
A imunoglobulina E (IgE) é um anticorpo, um soro proteico de rastreio associado a reações alérgicas. A histamina é um dos anticorpos IgE liberados durante uma reação alérgica. Os mastócitos são presos com o tecido de vários sistemas do corpo. Portanto, quando a histamina é liberada, os diferentes sistemas do corpo reagem. Uma pessoa que experimenta uma reação alérgica pode ter um ou vários sistemas do corpo envolvidos. Se o sistema respiratório reage, ela pode ser uma ameaça à vida. Se o inchaço na língua ou na traqueia está presente, a possibilidade de asfixia é uma preocupação a ser levada em conta. Esse tipo de reação é chamada de anafilaxia e deve ser tratado imediatamente para evitar a morte.
Opções de tratamento
Já que não existe cura para as alergias alimentares, é necessário evitar estritamente qualquer exposição ao alérgeno. Se um paciente tem uma alergia ao curry, é essencial evitar o tempero em todos os momentos. Ler cada rótulo dos alimentos e perguntar quais ingredientes foram usados para preparar um prato deve tornar-se um modo de vida. Se a pessoa sofre de reações do tipo anafilático, um médico pode prescrever uma caneta de epinefrina injetável. Essas canetas contêm epinefrina e devem ser administradas imediatamente para contrariar os efeitos da reação alérgica. Um médico ou outro profissional treinado educará o paciente sobre como administrar corretamente a injeção.
Outras descobertas
Um recente estudo descobriu que deve haver uma ligação entre a alergia alimentar e a síndrome de alergia ao pólen-alimentar e/ou síndrome látex-fruta. Quatro médicos escreveram um artigo descrevendo uma jovem mulher sofrendo vários sintomas após comer um prato contendo curry. Após testes de pele e sangue para medir os anticorpos lgE, foi concluído que essa foi a reação imediata causada por alérgenos de temperos contido no curry. Essa paciente também tinha a síndrome da alergia ao pólen-alimentar e uma alergia a melão e látex. Os anticorpos lgE também reagiram a vidoeiro. Pesquisas atuais continuam a trazer mais informações sobre pessoas sofrendo de alergias alimentares.
Referências
- A alergia alimentar e as conexões anafiláticas [em inglês]
- A sociedade dos mastócitos [em inglês]
- Livro "The Journal of Dermatology, Curry Spice Allergy Associated with Pollen-food Allergy Syndrome and Latex Fruit-syndrom", Akiko Yagami, Yuri Nakazawa, Kayoko Suzuki, Kayko Matsunaga; fevereiro de 2009 [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Melanie Maddox, a freelance writer from Texas, was fromerly a neonatal and pediatric intensivecare respiratory therapist. She also spent years as an early childhood education administrator. Having written curriculum for multiple childcare facilities, it was natural for her to choose home schooling for her own children. Currently she enjoys writing, being an educational advocate, mother, and wife.
Créditos Fotográficos
Melanie Maddox