×
Loading ...

Sintomas da alergia ao flúor

As alergias afetam as pessoas de diversas maneiras. Algumas pessoas têm alergias alimentares, outras são alérgicas a partículas comuns, como o pólen, e ainda há outras pessoas que são alérgicas a elementos isolados e aleatórios. O flúor é uma substância química que causa alergia em poucas pessoas, mas que pode ser perigoso para alguém que tenha essa condição. De acordo com o site fluoridealert.org, 1% das pessoas que ingeriram comprimidos de fluoreto de 1 mg apresentaram reações de hipersensibilidade ou alergia ao flúor.

1% das pessoas que ingeriram comprimidos de fluoreto de 1 mg apresentaram reações de hipersensibilidade ou alergia ao flúor (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Dados

O flúor é comumente encontrado em produtos odontológicos, água e vários alimentos e é inofensivo para 99% da população. O 1% das pessoas que são alérgicas podem sofrer desde consequências leves até graves quando entram em contato com essa substância. Uma reação alérgica é a maneira que o corpo tem de se defender. Em um indivíduo que é alérgico ao flúor, o sistema imunológico percebe a substância como potencialmente prejudicial. Ele irá produzir anticorpos e histamina para afastar a substância. Isso produz sintomas comuns em alergias como lacrimação, coceira na garganta e espirros excessivos.

Loading...

Sintomas

Os sintomas específicos de uma reação alérgica ao flúor incluem, mas não estão limitados a: erupções cutâneas, aftas, dores de estômago, dores de cabeça e fraqueza física e mental. Algumas pessoas raramente apresentam inchaço na face, língua ou lábios como reação ao flúor.

Tratamento

O tratamento mais comum para uma reação alérgica ao flúor é tomar um anti-histamínico de venda livre. O mais comum para o tratamento de reações alérgicas é a difenidramina, mais comumente conhecida como Benadryl. A medicação deve começar a aliviar os sintomas em 15 minutos. Se os sintomas persistirem mais de uma hora depois de ingerida a medicação, consulte um médico imediatamente, pois pode ser necessário um medicamento prescrito.

Prevenção

A melhor maneira de prevenir uma reação alérgica ao flúor é verificar os produtos que contenham flúor. Evite água da torneira e compre água destilada ou tratada por osmose reversa que não tem flúor como um aditivo. Entre os alimentos e bebidas mais comuns com altos níveis de fluoreto, estão: cereais processados, sucos engarrafados, refrigerantes, peixe e frango processado. Coma alimentos naturais e 100% orgânicos para evitar o flúor contido em alimentos e bebidas.

Complicações

A reação mais grave ao fluoreto é o choque anafilático, uma reação extrema, onde o corpo entra em choque e começa a desligar. Alguém submetido a um choque anafilático corre risco de morte por conta da perda da capacidade respiratória e pode até mesmo passar por uma convulsão. O choque anafilático é uma reação grave e precisa ser tratada imediatamente. Entre em contato com o serviço de atendimento médico de emergência.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...