×
Loading ...

Sintomas que levam o seu gato a chacoalhar demais a cabeça

Para um proprietário de animal de estimação, o ato de chacoalhar a cabeça do animal, às vezes, se mostra incômodo de se ver, especialmente quando o gato chacoalha a cabeça mais do que o normal, sem parar e sem aparentar qualquer tipo de alívio. Seu primeiro instinto é checar seus ouvidos e verificar se não há nada que possa estar causando esse comportamento e possa ser retirado e garantir alívio ao gatinho. Entretanto, remediar esse problema pode não ser tão simples.

Chacoalhar a cabeça constantemente pode ser incômoda tanto para os gatos quanto seus proprietários (two red cats image by Alexandra Gnatush-Kostenko from Fotolia.com)

Alergias

Há inúmeros motivos que levam os gatos a chacoalharem a cabeça constantemente, e alergia pode ser um deles. Alguns gatos manifestam alergias a ervas daninhas, pólen, flores, comida e vegetação, assim como humanos e cachorros. Quando os gatos manifestam reação alérgica, seus ouvidos algumas vezes começam a coçar, então eles chacoalham a cabeça na tentativa de aliviar a coceira. Infelizmente, essa medida não ajuda e pode inclusive piorar a situação.

Loading...

Sarnas

Se a possibilidade de alergias foi descartada, a próxima possível causa a considerar é a sarna de ouvido, muito comum em gatos e cachorros, embora gatos sejam mais suscetíveis. A sarna é provocada por um ácaro e é altamente contagiosa entre gatos. Quando os ácaros começam a entrar para dento das orelhas em direção ao ouvido, isso causa coceira excessiva e o seu gato começará a se coçar com as patas ou chacoalhar demais a cabeça.

Problemas dermatológicos

Gatos também são suscetíveis a desenvolver problemas dermatológicos que podem provocar coceira, fazendo com que eles chacoalhem a cabeça. Um dos problemas pode ser pele seca na região envolta das orelhas. Assim como em humanos, pele seca começa a coçar constantemente se não for tratada adequadamente. O ato de coçar só vai piorar a situação. Se suspeita que esse pode ser o caso, visite um veterinário. Ele provavelmente vai prescrever uma pomada tópica para aplicar nas áreas problemáticas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...