Os sintomas da síndrome vestibular canina

Saiba mais sobre a síndrome vestibular canina

sheep-dog image by petar Ishmeriev from Fotolia.com

A síndrome vestibular tem muitos nomes, incluindo pescoço torto, síndrome vestibular geriátrica e doença vestibular de cachorro velho. O sistema vestibular ajuda os seres humanos e os animais a determinar onde eles estão no espaço e mover-se em torno das beiradas sem cair. A síndrome vestibular canina perturba esse sistema e pode ser causada por um traumatismo na cabeça ou uma doença, tal como uma lesão cerebral ou infecção no ouvido. Alguns casos não têm causa clara. A síndrome afeta geralmente cães de meia-idade a idosos e pode durar de poucos dias a várias semanas.

Sintomas faciais e na cabeça

Os cães com essa síndrome geralmente ficam com a cabeça inclinada. Se eles tiverem uma infecção no ouvido ou lesão cerebral, a cabeça poderá inclinar em direção ao lado afetado. Eles também podem apresentar nistagmo, ou olhos rolando de um lado para outro, e dificuldade para controlar a cabeça e músculos da face. Se uma infecção ou lesão estiver presente, os olhos rolarão mais rápido em direção ao lado afetado.

Sintomas de mobilidade

Pelo fato da síndrome afetar o senso de equilíbrio, um cão poderá ter um passo instável ou cair com frequência. O cão também poderá andar em círculos, na direção do lado afetado, ou correr de encontro com as coisas. Já que a doença pode causar tonturas e náuseas, o cão poderá não se levantar ou se mover. Ele também poderá vomitar e recusar-se a comer.

Sintomas enganosos

Por causa dos problemas de mobilidade, os movimentos dos olhos e inclinação da cabeça, os proprietários muitas vezes assumem que seus animais de estimação sofreram um acidente vascular cerebral. Na realidade, isso é raro em animais. Os sintomas da síndrome vestibular podem parecer com os de outras doenças, como baixa função da tireoide, toxicidade dos medicamentos ou câncer. Pelo fato de não existir nenhum teste específico para a síndrome vestibular, os médicos testarão para descartar outras causas antes de confirmar o diagnóstico.

Tratamento dos sintomas

Os médicos vão tratar a causa subjacente, como antibióticos para uma infecção no ouvido, e prescrever medicamentos para aliviar as náuseas e outros sintomas. Para os casos sem conhecimento da causa, também conhecidos como síndrome vestibular idiopática, não existe um tratamento curto e claro para deixar o cão confortável e tratar os sintomas. Em muitos casos, a doença desaparece por si mesma. Há pouca chance de recaída, mas o cão pode apresentar efeitos residuais, como uma inclinação leve da cabeça ou problemas ocasionais de movimento.

eHow Brasil
×