×
Loading ...

Como fazer um sismógrafo com uma caixa de sapato

Quando ocorrem terremotos, um dispositivo chamado sismógrafo é utilizado para registrá-los. Apesar dos aparelhos modernos registrarem seus dados através de um computador, os modelos mais antigos utilizavam uma agulha que traçava padrões em uma folha de papel. Ao ensinar as crianças sobre terremotos, você pode ajudá-las a construir um sismógrafo simples. Os alunos podem construir o aparelho com uma caixa de sapato, em um curto período de tempo, utilizando materiais simples e isso dará a eles uma fascinante visão de como os cientistas estudam os terremotos.

Instruções

Sismógrafos são utilizados para medir a intensidade de terremotos (Jason Reed/Photodisc/Getty Images)
  1. Retire a tampa da caixa de sapatos.

    Loading...
  2. Faça um corte de 10 cm, na horizontal, em uma das bordas mais longas da caixa de sapato, próximo à extremidade inferior. Utilize uma régua para garantir que a abertura fique reta. Faça outro corte no lado oposto em frente ao primeiro.

  3. Corte o papel em tiras com 10 cm de largura e prenda-as com a fita adesiva para formar uma longa folha de papel. Insira a folha em uma das aberturas e puxe-a pela outra, de modo que ela fique por dentro da caixa de sapato.

  4. Coloque um elástico ao redor da caixa de sapato, de modo que ele fique esticado sobre a parte superior da caixa e passe por uma extremidade das aberturas em ambos os lados. Coloque outro elástico ao redor da caixa, alinhado-o com as outras extremidades das aberturas.

  5. Amarre um marcador de ponta fina em ambos os elásticos, utilizando uma linha ou corda. Ele deve ser mantido na vertical com sua ponta tocando a folha de papel.

  6. Puxe a folha de papel através da caixa de sapato. O marcador desenhará uma linha nela. Para demonstrar o sismógrafo, peça para um aluno ou ajudante balançar a mesa ou superfície abaixo do aparelho. A linha desenhada pelo marcador oscilará.

Loading...

O que você precisa

  • Caixa de sapato
  • Régua
  • Tesoura ou faca para artesanatos
  • Papel
  • Fita adesiva
  • Elásticos
  • Marcador com ponta fina
  • Linha ou corda

Referências

Loading ...
Loading ...