Como cortar um cano longitudinalmente pela metade com uma serra de banda vertical

Corte canos pela metade perfeitamente usando uma serra de fita e um suporte para canos

Pipes and more pipes image by rider from Fotolia.com

Você pode precisar cortar um cano ao meio longitudinalmente por várias razões. Um modo viável de fazê-lo, em canos que não sejam de aço, é usando uma serra de fita. Um corte preciso e reto de uma serra de fita é melhor feito com um suporte em formato de caixa segurando o cano no lugar enquanto você passa a serra. Assegure-se de que esta possui uma lâmina adequada para o tipo de cano a ser cortado.

Step 1

Use a fita métrica para medir o diâmetro do cano.

Step 2

Faça uma caixa para segurar o cano enquanto você o corta. Faça-a com tábuas de 2 cm de espessura de compensado. Faça a largura do interior da caixa com mesmo tamanho que o diâmetro do cano, a altura da metade do diâmetro e o comprimento da caixa igual ao comprimento do cano que será cortado. A caixa precisa de apenas três lados, uma base e duas laterais longas. Deixe as extremidades estreitas e a face superior abertas. Use cola de madeira e pregos ou parafusos para montar a caixa.

Step 3

Coloque o cano na caixa. Exatamente metade da circunferência do cano deve ficar para fora da caixa.

Step 4

Fixe o cano à base da caixa, parafusando-o ou utilizando pequenos grampos.

Step 5

Some a altura da caixa (metade do diâmetro do cano) com a espessura da madeira que está sendo utilizada (2 cm). Coloque a barra da serra a esta distância da sua lâmina.

Step 6

Gire a caixa e o cano de lado, fazendo com que a base da caixa fique na vertical e esteja encostada na barra da serra.

Step 7

Ligue a serra e empurre lentamente o cano através dela, mantendo a base bem alinhada à barra. A lâmina deve passar bem rente às extremidades da caixa, cortando o cano pela metade.

×