×
Loading ...

Como fazer sombras ao misturar cores complementares

A partir dos estudos de prisma de Isaac Newton no século 17, o círculo cromático é até hoje utilizado por artistas como um método para aperfeiçoar as relações de cores em pinturas e desenhos. As cores complementares ficam em frente uma da outra no círculo. Esses tons contrastam uns contra os outros quando próximos visualmente. Misturar quaisquer dessas duas cores complementares sempre cria uma cor marrom escura, com o tom de marrom dependendo das cores que ele contém. Você pode criar tons de marrom sob medida para as cores do seu trabalho artístico com base neste fenômeno.

Instruções

As cores primárias se combinam para formar diferentes cores (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Tome nota das cores na sua imagem. Escreva as cores de objetos específicos que deseja fazer sombra. Por exemplo, se você desenhar ou pintar uma imagem de árvore, observe que o verde pertence às cores dominantes da sua imagem.

    Loading...
  2. Consulte um modelo do círculo cromático. Acesse as imagens da roda em livros de arte e nos sites da internet. Encontre o modelo de círculo cromático que mostre uma grande variedade de cores. Isso ajudar a encontrar os tons exatos de sombra da sua imagem.

  3. Segure a roda ao lado da imagem. Identifique as cores dominantes da sua figura.

  4. Ponha o seu dedo na cor que combina com o tom da imagem que deseja sombrear. Por exemplo, coloque seu dedo no azul se deseja buscar o tom exato da sombra da imagem de um oceano.

  5. Mova o dedo diretamente ao outro lado do círculo, em uma linha reta, passando pelo centro. Observe a cor sob o seu dedo. Ela representa o complementa da cor na sua figura.

  6. Misture as duas cores complementares para fazer um tom de marrom. Se estiver usando tinta, comece com uma mistura igual das duas cores. Adicione mais da cor escura complementar para obter um tom mais profundo ou mais da cor complementar mais clara para fazer o marrom menos intenso. Se estiver usando lápis coloridos, comece com a cor mais escura complementar e adicione a mais clara por cima. Por exemplo, se estiver usando amarelo e roxo, aplique o roxo antes do amarelo.

  7. Adicione sombras ao usar marrons formados pela mistura de cores complementares em qualquer área da imagem que deseja escurecer. Varie as cores das sombras com base nos objetos. Por exemplo, use verde e vermelho para fazer marrom escuro para a sombra de uma árvore. Misture azul e laranja para criar a sombra de uma flor laranja.

Loading...

Dicas

  • Se estiver usando lápis coloridos, pratique fazer sombras com as cores complementares em um rascunho antes de usar no desenho.

O que você precisa

  • Círculo cromático
  • Tinta
  • Lápis coloridos
  • Papel

Referências

Loading ...
Loading ...