Como saber se a sua webcam foi invadida
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images
Ter a webcam "hackeada" quer dizer que alguém está acessando-a e ligando-a sem que você saiba. Além de torná-la uma câmera espiã, a operação para "hackear" a sua webcam resulta em invasão de privacidade, uma vez que você pode ser gravado em vídeo ou fotos, em situações comprometedoras. Um dos piores casos que podem acontecer é encontrar online fotos e vídeos escandalosos de você.
Step 1
Verifique a luz de ativação da sua webcam. Se a luz dela estiver acesa sem que você a esteja utilizando, isso significa que ela está sendo usada sem o seu conhecimento. Verifique as configurações do seu computador, os aplicativos de webcam ou o seu messenger para ver se você permitiu por engano que a webcam fosse ligada. Se as configurações automáticas ou personalizadas mudarem subitamente depois de algum tempo, significa que seu computador provavelmente foi invadido ou pegou um vírus, o que também pode resultar em uma webcam "hackeada".
Step 2
Fique atento a qualquer mudança no funcionamento, na aparência ou nas configurações do seu computador. Por exemplo, se o seu navegador subitamente ficar mais lento que o normal sem que você tenha baixado muitos arquivos ou instalado novos programas, há uma possibilidade de o seu sistema ter sido "hackeado" ou infectado por um vírus. A infecção por um cavalo de troia é uma das causas mais comuns de webcams "hackeadas". Mudanças na página inicial do seu navegador ou nas informações de arquivos e preferências também podem indicar que o seu computador foi invadido.
Step 3
Escaneie o seu computador com antivírus e antispywares atualizados. Além dos vírus, um spyware pode ser instalado sem que você saiba. Isso possibilita que o seu computador e periféricos, como a webcam, sejam acessados sem o seu conhecimento.
Step 4
Feche todos os programas em funcionamento ou reinicie o seu computador, e então verifique o gerenciador de tarefas. Se você ver arquivos em funcionamento que não deveriam estar lá, principalmente porque você não abriu nenhum deles, seu computador pode ter sido invadido e a webcam pode ter sido afetada. Você pode procurar os nomes dos arquivos em funcionamento na Internet para saber mais sobre eles, além de procurar ajuda profissional caso tenha motivos para acreditar que o seu computador foi "hackeado", ou está com algum vírus ou spyware não detectados.
Referências
- The Daily Beast; Os crimes sexuais por webcam; Tim McGirk; June 2010 [em inglês]
- Click2Houston.com; Hacker utiliza webcam para espionar família [em inglês]
- Slate; Eu vejo você digitando; Christopher Beam; April 2009 [em inglês]
- Shoaib Yousuf Blog; Como vou saber se meu MSN foi hackeado?; July 2008 [em inglês]
Dica
- Para a sua segurança, se você tiver uma webcam externa que venha com uma película sobre a lente, utilize-a quando o equipamento não estiver em funcionamento. Caso a sua webcam não possua esse adereço, utilize qualquer outra forma de cobertura, como um pano, papelão ou papel, para cobrir as lentes dela. Se você possui uma webcam embutida ao computador, é possível cobri-la com um pedaço de papel e fita adesiva. Tenha cuidado para não colar o adesivo da fita sobre a lente.
- Desconectar a webcam do computador e da Internet também é uma boa maneira de evitar que ela seja "hackeada".
- Se você estiver familiarizado com as configurações de software e hardware do seu computador e da Internet, ative a WEP, WPA ou outra chave de segurança para evitar a invasão do seu computador por hackers. Habilite o seu firewall e utilize a criptografia mais segura para diminuir significativamente o risco de invasão. Você também pode solicitar o serviço de atendimento ao consumidor da empresa responsável pela sua Internet.
Sobre o Autor
Rianne Hill Soriano is a freelance artist/writer/educator. Her diverse work experiences include projects in the Philippines, Korea and United States. For more than six years she has written about films, travel, food, fashion, culture and other topics on websites including Yahoo!, Yehey! and Herword. She also co-wrote a book about Asian cinema.
Créditos Fotográficos
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images