Como corrigir um cabeçalho ruim ou perdido nos arquivos JPEG

••• Creative Crop/Digital Vision/Getty Images

O formato JPEG é um formato muito popular para imagens. JPEG é compatível com diversos programas e dispositivos que usam mídias digitais, como câmeras digitais. Os arquivos JPEG, como qualquer outro arquivo, são propensos a se tornarem danificados e corrompidos por diversas razões, como memória com defeito e erros no disco rígido. Neste caso, você deve reparar o cabeçalho do arquivo para restaurar o arquivo de imagem. É possível usar diversas opções para realizar essa tarefa.

Irfanview

Passo 1

Vá até o site IrfanView e baixe o software. Localize o arquivo baixado, clique duas vezes nele e siga as instruções para baixar em seu computador. IrfanView pode decodificar um arquivo JPEG quando este se encontra corrompido.

Passo 2

Clique duas vezes no ícone IrfanView, no desktop, para executar o programa. Clique em "File" e selecione "Open". Localize o arquivo JPEG corrompido e dê um clique duplo nele. Se ele for exibido corretamente, clique em "File" e, em seguida, em "Save as". Isto salvará uma cópia do arquivo JPEG. Selecione o formato "JPG - JPG/JPEG" no "Save as Type" (Salvar Como) da "Save Picture As" (Salvar Imagem Como) do menu que surgiu. Selecione um nome diferente para o arquivo JPEG.

Passo 3

Feche o programa IrfanView, após o arquivo JPEG estar corrigido.

Software de Recuperação de imagem

Passo 1

Baixe e instale um programa de recuperação de imagem em seu computador. Exemplos destes programas são PhotoRescue, JPEG Recovery Pro ou PixRecovery. A maioria destes programas não são gratuitos. Você pode baixar as versões de demonstração, no entanto, muitos não reparam completamente o JPEG até a compra.

Passo 2

Execute o programa de recuperação de imagem e abra o arquivo JPEG corrompido.

Passo 3

Selecione o arquivo JPEG corrompido no navegador do programa e clique em corrigir ou no botão reparar.

Serviço de recuperação de dados

Passo 1

Depois de esgotar as suas opções, contacte um serviço de recuperação profissional de dados. Alguns exemplos de empresas de recuperação de dados são: Ontrack Data Recovery, Total Recall Data Recovery e ACE Data Group. A Ontrack Data Recovery oferece um serviço de recuperação de fotografia digital para "fotos perdidas, apagadas, danificadas e de difícil acesso", nos discos rígidos e cartões de memória, por exemplo.

Passo 2

Obtenha cotações dos serviços de recuperação de dados e compare os custos. Normalmente, as empresas profissionais de recuperação de dados são as opções mais caras, especialmente comparando a programas de computador. Se optar por esse caminho, você deve enviar o cartão de memória ou o disco rígido para a empresa através de serviços de correio.

Passo 3

Certifique-se de que você está familiarizado com as políticas da empresa, antes de se comprometer com o serviço. Você ainda pode ser cobrado por determinados serviços, mesmo que o JPEG não possa ser corrigido.

Mais recentes

×