×
Loading ...

Como substituir a alma do violino

A alma é uma peça vital do violino, pois esse pequeno pino de madeira age ao manter o instrumento estruturalmente firme ao apoiar a parte de cima e fornecer melhoria acústica através de transferência de vibrações entre as placas de cima e de baixo. Nenhum violino pode ficar sem sua alma por muito tempo, pois o instrumento terá um som flácido e oco e você pode correr o risco de causar danos sérios. Vários fatores, como comprimento, veio, espessura, localização e tipo de madeira usada para a alma terão diferentes efeitos no resultado de som do violino.

Instruções

Almas são instaladas abaixo do lado agudo do cavalete (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)
  1. Insira a lima dentro da parte de cima do buraco em F até que atinja a parte de trás do instrumento. Certifique-se de manter a lima paralela aos lados e o plano do violino perpendicular à ferramenta enquanto estende até o corpo.

    Loading...
  2. Segure sua unha do dedão no ponto onde a lima acaba. Esse será o comprimento de alma necessário para seu instrumento.

  3. Marque a alma no comprimento necessário. Certifique-se de que a ponta da alma que está usando esteja perpendicular ao veio da madeira da placa superior.

  4. Corte a alma até o comprimento necessário, deixando um pouco extra em cada lado para que se encaixe confortavelmente nos arcos do violino. Isso dependerá do comprimento necessário para seu instrumento especificamente.

  5. Lixe cada ponta da alma em um ângulo que se encaixe com o arco da placa superior e a placa de trás.

  6. Fure o lado afiado do colocador de alma na alma. Insira a ferramenta até cerca de um terço do caminho de cima para baixo da alma para uma maior manuseabilidade.

  7. Coloque a alma dentro do violino através do buraco em F, colocando-a em posição na placa de trás e então escorregando-a contra o arco.

  8. Posicione a alma em sua área designada, localizada atrás do pé do cavalete. Use o lado oposto do colocador de alma para ajustá-la. Você poderá ver se a alma está colocada corretamente ao observar a asa superior do buraco em F. A asa irá afundar se a alma estiver fora do lugar, e irá criar uma saliência se a alma for muito comprida. Ajuste de acordo.

Loading...

Dicas

  • O veio da madeira da alma deve ser o mais idêntico possível do veio da madeira do instrumento.
  • Certifique-se de que a cavilha passe pelo buraco em F. A maioria das cavilhas medindo de 5,5 a 6,5 mm são ideais.

O que você precisa

  • Ferramenta de colocação de alma
  • Cavilha para alma
  • Pequena lima de agulha
  • Lixa de madeira

Referências

Loading ...
Loading ...