Como substituir o engate do cinto de segurança

••• Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

O engate do cinto de segurança do seu veículo é (ou deveria ser) um dos itens mais utilizados. Com o tempo, o trinco de mola dentro do engate ficará gasto e, eventualmente, perderá a sua capacidade de manter o cinto de segurança de forma segura. Se o cinto de segurança não travar no engate ou se você for capaz de puxá-lo livremente, sem pressionar o botão de liberação, então é hora de substituí-lo. Na maioria dos veículos, os parafusos de montagem do engate são facilmente acessíveis e podem ser removidos com ferramentas manuais básicas.

Passo 1

Comece no engate do cinto de segurança e siga o engate da fivela ao seu local de montagem. Use uma lanterna se for necessário. Mova ou remova o banco e almofadas, conforme necessário, para obter acesso ao local de fixação.

Passo 2

Use a chave de fenda ou chave de remoção de cobertura para remover qualquer cobertura decorativa sobre o parafuso de fixação do engate do cinto de segurança.

Passo 3

Remova o parafuso de fixação do engate com um soquete e uma chave de soquete (ou com uma chave Torx). Gire o parafuso no sentido anti-horário até que possa ser removido do furo de fixação. Retire o engate velho do veículo.

Passo 4

Coloque o novo engate na abertura existente e alinhe o furo do engate com o furo original de fixação do veículo. Instale um novo parafuso, do mesmo tamanho e categoria que o removido, no furo de fixação. Gire o parafuso no sentido horário com um soquete e uma chave de soquete ou chave Torx até ele ficar bem firme. Aperte o parafuso com a kgf/cm² (quilograma força por centímetro quadrado) adequada utilizando um torquímetro.

Passo 5

Teste o engate do cinto de segurança para ver se possui um funcionamento adequado.

Mais recentes

×