Como fazer uma tala para o ombro de um cão
Na medicina veterinária é raro haver uma razão ou maneira de efetivamente imobilizar o ombro de um cão. Em vez disso, um método de embalar o ombro é usado de modo que este esteja constantemente em posição flexionada. Este método, chamado de tipoia Velpeau, previne que o cão de suporte o peso sobre sua perna, causando mais danos a um ombro já ferido. Fraturas, bem como luxações, podem ser tratadas utilizando uma tipoia Velpeau imediatamente após a fratura ou luxação ser devidamente tratada por um veterinário licenciado.
Step 1
Coloque o cão em uma posição em pé, com o ombro ferido facilmente acessível para você. Se o cão estiver emotivo ou com muita dor, você pode precisar de outra pessoa para ajudá-lo a segurá-lo.
Step 2
Coloque um rolo de preenchimento de algodão entre o ombro ferido e o corpo do cão. A quantidade de preenchimento de algodão é dependente do tamanho do cão. Um animal menor vai exigir menos estofamento. Você deve colocar uma quantidade de preenchimento de algodão suficiente para que o cotovelo e o corpo do cão não se toquem.
Step 3
Flexione a perna do cão que está ligada ao ombro ferido, sendo dobrada. A perna do cão deve ser semelhante à letra "Z" virada de lado.
Step 4
Enrole uma camada de envoltório de gaze em torno da perna flexionada, começando no peito do cão. Você deve ter o suficiente de gaze para envolver confortavelmente o tórax do cão, três vezes e meia. Continue envolvendo o rolo de gaze por baixo da perna flexionada, logo atrás da pata. Cerque o "pulso" da perna do cão e continue a rolar a bandagem sobre a região do ombro.
Step 5
Passe o rolo de gaze atrás da região da axila do outro membro anterior, sob o peito do cão e do outro lado do músculo do pulso flexionado.
Step 6
Desenrole mais do rolo de gaze, fazendo uma outra passagem sobre os ombros do cão e atrás da perna dianteira oposta.
Step 7
Enrole o rolo de gaze por trás da articulação do cotovelo do membro lesionado. Continue sobre os ombros e envolva em frente ao membro anterior ileso, e em torno da frente do peito do cão.
Step 8
Aplique uma bandagem veterinária elástica e resistente à água em torno da perna, tórax, peito e pulso do cão, de tal forma que seria impossível para ela deslizar para fora da tipoia finalizada. Isto varia de acordo com o tamanho do cão e quanta estabilização é necessária.
Referências
- "Textbook of Small Animal Orthopaedics"; C. D. Newton, D. M. Nunamaker; 1985 [em inglês]
- "Clinical Textbook For Veterinary Technicians"; Joanna Bassert, Dennis McCurnin; 2009. [em inglês]
- "The American Red Cross and The Humane Society of the United States - Pet First Aid"; Bobbie Mammato, DVM; 1997 [em inglês]
Dica
- É importante que a totalidade do membro seja imobilizada quando se tratar de uma lesão no ombro. Um cão pode parecer insensível à dor. Imobilizar o membro inteiro garante que nenhum outro dano seja causado ao ombro ferido e o mantém ombro em um ponto conforme ele se cura.
- A bandagem elástica impermeável veterinária, bem como rolo de gaze, são dois itens especiais que podem ser encontrados em armazéns de suprimento veterinário, lojas de suprimentos de enfermagem e lojas de animais de estimação, ocasionalmente.
- Se aplicada corretamente, uma tipoia Velpeau pode ser deixada no local por até 10 dias.
- Verifique a pata e dedos diariamente para assegurar que eles parecem normais e saudáveis. Descoloração das unhas, inchaço ou descoloração da pele ou um odor fétido pode indicar que o membro enfaixado não está recebendo boa circulação. No caso de circulação inadequada, a tipoia pode precisar ser aplicada novamente.
Advertência
- O ombro ferido de um cão deve ser verificado o mais rápido possível por um profissional médico veterinário qualificado. Raios-X, cintilografia óssea e exames de sangue podem ser necessários para garantir que a lesão não irá piorar. Se o ombro estiver fraturado ou deslocado, ele pode precisar de ser ajustado de volta no lugar, e um molde pode precisar de ser aplicado. Buscar cuidado imediato de um médico veterinário pode evitar procedimentos corretivos caros e perigosos ou meses dolorosos da terapia de reabilitação para o seu cão. Mesmo que possa parecer ser uma entorse simples, isto pode ser pior do que parece, já que cães não podem dizer exatamente o que está errado.
- Uma tipoia Velpeau raramente é deixada no local por mais de duas semanas. A tipoia imobiliza todo o membro em um estado de extrema flexão, o que pode causar fraqueza muscular, falta de vontade ou incapacidade de suportar o peso sobre o membro e medo para o cão. Estas condições frequentemente invertem-se dentro de uma semana da retirada da tipoia Velpeau.
Sobre o Autor
Elizabeth Tumbarello has been writing since 2006, with her work appearing on various websites. She is an animal lover who volunteers with her local Humane Society. Tumbarello attended Hocking College and is pursuing her Associate of Applied Science in veterinary technology from San Juan College.