×
Loading ...

Como fazer um tampo de mesa de acrílico

Os tampos de mesa de acrílico são transparentes e parecem vidro. O lado positivo é que são muito mais duráveis que o vidro. Você não precisa preocupar-se com o acrílico quebrando, especialmente se você tem crianças pequenas em casa. Fazer seu próprio tampo de mesa é mais fácil do que pensa. Use resina epóxi para criar uma nova mesa a partir de uma antiga ou apenas para enfeitar uma comprada em uma loja e adicione enfeites para fazer a mesa combinar com sua decoração.

Instruções

Os tampos de mesa de acrílico são mais duráveis que o vidro (Pamela Follett/Demand Media)
  1. Compre uma mesa que possua relevo ao redor das bordas para fazer um tampo de acrílico ou a resina epóxi vai escorrer dos lados da mesa, onde não há nada para mantê-la no lugar.

    Loading...
    Use uma mesa que possua relevo ao redor das bordas (Pamela Follett/Demand Media)
  2. Limpe a mesa usando um pano e água quente com um sabonete neutro. Deixe a mesa secar sozinha completamente antes do próximo passo.

    Limpe a mesa usando um pano e água quente com um sabonete neutro (Pamela Follett/Demand Media)
  3. Pinte o tampo de mesa com qualquer cor que desejar. Pinte formas, espirais, nomes ou qualquer coisa que quiser e deixe a tinta secar por quatro horas antes de colocar a resina de epóxi.

    Pinte o tampo de mesa da cor que desejar (Pamela Follett/Demand Media)
  4. Use luvas de borracha quando trabalhar com a resina.

    Use luvas de borracha quando trabalhar com a resina (Pamela Follett/Demand Media)
  5. Misture as duas partes da resina epóxi. Leia as instruções do fabricante para o processo correto. Misture uma parte da resina e pelo menos duas partes do endurecedor. Adicione um pouco mais de endurecedor para garantir que seu acrílico vai endurecer propriamente. Misture bem.

    Misture as duas partes da resina epóxi (Pamela Follett/Demand Media)
  6. Despeje a resina no meio da mesa. Espalhe ao redor do tampo todo com uma espátula de plástico. Certifique-se de alcançar todos os cantos e cobrir o tampo completamente. Use um pouco mais de mistura de epóxi, se necessário, para fazer uma camada de 6 mm.

    Despeje a resina na mesa (Pamela Follett/Demand Media)
  7. Coloque o secador de cabelo na temperatura alta e ligue-o. Assopre o ar quente sobre a resina fresca para soltar as bolhas de ar, trabalhando a 5 cm da superfície.

    Use o secador sobre a camada de resina (Pamela Follett/Demand Media)
  8. Deixe-a secar completamente, o que pode levar até uma semana, antes de colocar objetos sobre ela.

    Deixe a resina secar completamente (Pamela Follett/Demand Media)
Loading...

Dicas

  • Adicione objetos ao seu tampo de mesa antes de adicionar a resina. Coloque conchas, fotos, pedaços de vidro colorido quebrado ou o qualquer coisa que queira. Apenas lembre-se que você pode precisar colocar uma camada mais grossa de resina para cobrir completamente os objetos e resina mais grossa demora mais para secar.
  • Coloque brilho na sua tinta ainda molhada para fazer um tampo brilhante.

O que você precisa

  • Mesa
  • Pedaço de pano
  • Água quente e ensaboada
  • Tinta
  • Pincéis
  • Luvas de borracha
  • Resina epóxi
  • Espátula de plástico
  • Secador de cabelo

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...