Técnicas para enrolar a mangueira de incêndio
Jonny Basker/Photodisc/Getty Images
Bombeiros devem aprender diversas técnicas para enrolar, guardar e cuidar de suas mangueiras de incêndio. Enrolá-la de maneira correta permite que o bombeiro desenrole-a rapidamente quando for necessário. Os cuidados com elas são essenciais, já que uma mangueira que falha ou tranca pode ser um terrível atraso quando vidas estão em risco. As duas técnicas mais populares usadas pelos bombeiros são a "Doughnut Roll" (enrolada donut) e "Straight Roll" (enrolada simples).
A "Doughnut Roll"
Step 1
Estique a mangueira e deite-a no chão, o mais reta possível.
Step 2
Pegue a extremidade macho da mangueira e peça que um ajudante pegue a fêmea. Caminhe até o centro e deite as duas extremidades no ponto em que se encontram, em cima da mangueira.
Step 3
Caminhe de volta ao final da mangueira, onde terá um laço. Pegue-o e faça com que o ajudante pegue o da outra ponta. Caminhe em direção ao centro novamente. Coloque o final com o laço em cima do resto da mangueira, logo antes das saídas macho e fêmea, não em cima.
Step 4
Repita o passo 3 até que tenha cerca de 90 cm de mangueira empilhada. Dobre-a ao meio e guarde.
A "Straight Roll"
Step 1
Estique a mangueira e deite-a no chão, o mais reto possível.
Step 2
Comece a enrolar a partir da saída macho e enrole-a pelo resto da mangueira.
Step 3
Enrole-a em linha reta, usando a mangueira que está no chão como guia. Mantenha o mais apertado possível.
Step 4
Pegue a mangueira e guarde.
Referências
Dica
- Nunca pise ou bata com os pés na mangueira antes ou depois de enrolá-la, pois isto pode comprometer a integridade de sua estrutura, causando um rasgo ou fenda.
- Cheque a vedação e o pivô antes de conectar a mangueira, para garantir que fique selada e tenha maior pressão.
- O "Doughnut Roll" é benéfico quando é necessária uma rápida preparação, pois as duas extremidades estão disponíveis com facilidade. A "Straight Roll" é o método mais simples de enrolar uma mangueira.
Sobre o Autor
Based in Victoria, British Columbia, Sebastian Malysa began his writing career in 2010. His work focuses on the general arts and appears on Answerbag and eHow. He has won a number of academic awards, most notably the CTV Award for best proposed documentary film. He holds a Master of Arts in contemporary disability theater from the University of Victoria.
Créditos Fotográficos
Jonny Basker/Photodisc/Getty Images