×
Loading ...

Técnicas para escalada com uma única corda

Os alpinistas e escaladores de árvores usam várias técnicas para a escalada em cume e em copas. Uma das técnicas usadas pelos escaladores é o método de escalada com corda única. Dependendo da subida e do lugar, vários outros dispositivos podem ser usados ​​junto com a corda, tais como suportes de fixação, amarração em pessoas ou dispositivos de cintos de segurança.

Várias técnicas são usadas para escalar uma única corda (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)

Escalada com guia

A escalada geralmente é realizada com uma corda guia que é do mesmo tamanho da que é usada como apoio para subir ao topo. Esta técnica requer duas pessoas: um alpinista e um outro para auxílio. O alpinista guia normalmente é o com mais experiência. O alpinista auxiliar carrega a corda enrolada ao seu arnês, e com a corda restante é realizado um apoio do auxiliar como uma o alpinista preso a corda. Quando ele sobe, ele instala âncoras na rocha e protege a corda nas âncoras. Uma vez no topo, o alpinista auxiliar instala uma âncora acima e prende a corda, se tornando o guia para o auxiliar. O auxiliar sobe usando a corda como apoio e retira as âncoras que foram instaladas pelo guia.

Loading...

Corda de escalada

A corda de escalada principal é colocada após uma âncora com corda ser instalada em um ponto de junção. Isso geralmente é feito através de uma trilha que chega a um lugar acima. A corda utilizada para o topo da escalada requer duas pessoas, e a corda deve ter o dobro da altura da subida, desde a base até o cume. A corda é enrolada no topo da âncora e é carregada por uma pessoa que esteja usando um dispositivo de segurança. O primeiro alpinista sobe usando as mãos e os pés enquanto a corda é colocada em âncoras para apoio. Se o alpinista escorregar, o guia aciona a trava de segurança da corda, que vai parar a queda do alpinista. Uma vez no topo, o primeiro alpinista se torna o guia para o alpinista auxiliar.

Corda atada

A escalada com corda atada é frequentemente usada para subir em uma estrutura ou rocha vertical, e às vezes para chegar a acampamentos do outro lado da rocha ou de copas de árvores. A corda utilizada é do mesmo tamanho da subida e bastante grossa: de pelo menos 3,8 cm de diâmetro ou mais. Os nós são presos a cada trinta centímetros ao longo do tamanho da corda. Um alpinista usa os nós para apoios para as mãos e os pés e basicamente sobe na corda como uma escada. A corda de segurança é muitas vezes ligada ao cabo e a uma estrutura feita pelo alpinista.

Técninca da corda única

A técnica com corda única é usada para acessar as copas das árvores para projetos de investigação ou poda de árvores. A corda é ancorada a um galho da árvore e o alpinista sobe na árvore usando galho para ter uma corda como apoio. O alpinista também é preso à corda, como um dispositivo conhecido como um antecessor, que é usado para a segurança. O antecessor é uma braçadeira colocada na corda, acima do alpinista, e, como o alpinista se move para cima, ele empurra o antecessor para cima. Se o alpinista cair, o antecessor irá parar a queda suavizando seu pouso.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...