Como testar um termostato bimetálico

••• Wikimedia Commons

Um termostato bimetálico é um componente elétrico utilizado em fornos e outros dispositivos que são ligados e desligados com base na temperatura ambiente. Eles existem em diversas variações, incluindo o termostato em espiral que é comum em alguns controles de temperatura domésticos. Há outros que são simples tiras com um tipo de metal no topo e outro na parte inferior. Estes metais expandem em taxas diferentes quando a temperatura aumenta. Para um termostato bimetálico espiral, o metal no lado interno da serpentina se expande mais, fazendo com que a bobina se desenrole parcialmente e a agulha de temperatura se mova para a direita. Para um modelo em tira, o metal na parte inferior se expande mais, fazendo com que ele se dobre para cima, rompendo um contato elétrico, que desliga um forno doméstico.

Passo 1

Localize o termostato bimetálico. Em um forno, ele é geralmente encontrado onde o controle de temperatura da residência se encontra. Se você está verificando o termostato bimetálico em outro dispositivo, consulte o manual de instruções para encontrá-lo.

Passo 2

Ligue o forno ou dispositivo e ajuste o controle de temperatura para ligá-lo. Em um dispositivo que não seja um forno, você pode verificar visualmente se o termostato bimetálico responde corretamente ao calor observando a bobina desenrolando ou a tira se dobrando.

Passo 3

Ligue o secador de cabelo e aponte o fluxo de calor para o termostato bimetálico. Verifique se a resposta está correta, que será o desenrolamento ou a dobra. Se ela estiver em ordem e o forno não estiver desligando ou outro dispositivo elétrico não estiver funcionando corretamente, o problema está em outro lugar.

Passo 4

Substitua o termostato bimetálico se ele não responder corretamente ao calor. Às vezes, você pode realizar uma verificação visual e procurar por uma separação dos dois metais, o que o tornam defeito.

Passo 5

Desligue o secador de cabelo.

Mais recentes

×