Como tingir pisos de madeira com café velho

••• texture of wooden floor - can be used as background image by Elnur from Fotolia.com

Tingir pisos de madeira com café velho é uma tarefa simples que requer poucas ferramentas, algum trabalho pesado à moda antiga e bastante tempo de dedicação. Se café velho não é algo que você normalmente guarde em casa, ele poderá ser substituído por um recipiente de café fresco extra-forte com a adição de alguns saquinhos de chá para aumentar a capacidade de tingimento.

Preparação do piso

Passo 1

Siga diretamente para o Passo 2 caso esteja usando café velho. Se estiver fazendo o seu próprio café de tingimento, dobre a sugestão para café forte recomendada pelo fabricante e adicione saquinhos de chá enquanto ele ainda estiver quente para escurecer mais a cor. Se desejar uma cor mais clara, use menos café e saquinhos de chá.

Passo 2

restauration de parquet image by lefebvre_jonathan from Fotolia.com

Prenda a lixa mais áspera (granulação 40 a 60) na lixadeira. Lixe os pisos até que a maioria do acabamento tenha sido removida e uma boa quantidade de madeira natural fique visível.

Passo 3

Prenda uma lixa de granulação 80 a 100 na lixadeira. Lixe os pios até que as colorações e as marcas tenham saído e apenas apareça a madeira natural.

Passo 4

wood image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com

Prenda uma lixa de granulação 150 a 180 na lixadeira e lixe os pisos até que a superfície fique, aparentemente, lisa e polida.

Passo 5

Fixe uma lixa de granulação 220 a 240 na lixadeira e deixe-a de lado até que a primeira camada de corante tenha sido aplicada.

Processo de coloração

Passo 1

Container of milk. Plastic milk bottle image by L. Shat from Fotolia.com

Coloque um pouco de café velho ou mistura de corante de café em um recipiente fácil de manusear que sirva bem para o uso de pincel. O fundo de uma garrafa de leite ou de um refrigerante de dois litros será adequado.

Passo 2

Use um pincel ou um pano limpo para aplicar o café. Passe-o uniformemente e, em seguida, use um pano limpo separado para remover o excesso do corante da madeira. Troque os panos conforme a necessidade. Tinja toda a superfície uniformemente.

Passo 3

Deixe o corante secar e, em seguida, use a lixadeira com a lixa de granulação 220 a 240 para alisar a superfície da madeira e ajudar na distribuição uniforme da cor. Repita os Passos 2 e 3, conforme necessário, até alcançar a cor de piso desejada.

Mais recentes

×