Como tingir quartzo

Thinkstock/Comstock/Getty Images

O quartzo é um mineral vítreo utilizado em joias, decoração e para fins místicos, e pode ser tingido segundo a sua preferência. Um dos modos de se tingir uma pedra como essa é aquecê-la e, em seguida, resfriá-la rapidamente. O processo de mudança de temperatura cria pequenas rachaduras por toda a pedra, que absorvem o corante. O tingimento do quartzo não requer qualquer corante especial; aquele para tecido, encontrado em qualquer loja de artesanato ou supermercado, funciona bem. Faça peças de quartzo personalizadas, tingindo-as em casa.

Step 1

Prepare o corante em um balde de plástico, de acordo com as instruções do fabricante. Use uma colher de metal para mexer, assim não manchará seus utensílios de madeira ou plástico.

Step 2

Coloque luvas de trabalho pesado para proteger suas mãos de queimaduras, e acenda o maçarico em chama média.

Step 3

Segure o cristal de quartzo com a pinça de metal sob a chama por um minuto, se ele for de um tamanho menor, ou dois, para quartzos maiores.

Step 4

Coloque o quartzo quente no balde com o corante. A água resfriará a pedra instantaneamente, criando rachaduras em sua superfície que absorverão o corante. Uma pedra tingida segundo esse método não adquire uma coloração uniforme; fica com uma aparência craquelada.

Step 5

Retire o quartzo do balde e deixe-o secar.

Step 6

Repita o processo com outra cor até adicionar diversas camadas ao seu cristal.

×