×
Loading ...

Tipos de artefatos em filmes radiográficos

Artefatos de filmes radiográficos são densidades ou áreas escuras que podem dificultar a interpretação de raios X. Os erros podem ocorrer em todas as etapas do processo de desenvolvimento. O erro mais comum é o humano, mas existe também o erro técnico. O filme pode ser desenvolvido corretamente, mas manuseado de forma incorreta após o processo de exposição. Esta lista inclui os erros de fábrica mais comuns.

Um raio X exposto de forma ideal (x-ray image by Claudio Calcagno from Fotolia.com)

Danos de movimento

O filme pode ser danificado devido ao deslizamento do produto inacabado, mesmo estando sobre superfícies lisas. Listras e pontos podem aparecer no produto final. Isso geralmente ocorre em uma atmosfera seca, onde o filme finalizado pode ter estrias do tipo relâmpago. Quando um filme está sendo pendurado, o cabide também pode arruinar parte da fotografia exposta.

Loading...

Danos de mãos

As impressões digitais e marcas de unha são um tipo comum de dano em raio X. O polegar pode cravar no filme e deixar vincos. A pressão pode deixar marcas opacas e mais escuras.

Distorção

A distorção pode ser causada pelo movimento durante o raio X ou sua colocação incorreta. Se a radiografia for colocada em um ângulo incorreto, o filme ficará distorcido e se o objeto estiver em movimento, a imagem ficará turva.

Defeitos de fabricação

Marcas de fabricação no rolo de filme podem aparecer após a emulsão.

Imagem clara

Se nenhuma imagem aparecer no filme, a máquina pode não ter sido ligada. Além disso, um mau funcionamento do raio X pode ter ocorrido ou o fixador pode ter destruído a imagem antes do processo.

Dupla exposição

Se aparecem duas imagens sobrepostas ou em ângulos retos, provavelmente o filme foi usado mais de uma vez.

Parte da imagem faltando

Um erro humano com a solução de fixador, a sobreposição de filmes durante a emulsão e um artefato chamado corte do cone, pode resultar na eliminação da imagem. O corte do cone ocorre quando uma porção da radiografia não sofreu radiações. Objetos de metal também podem causar o efeito fantasma, onde uma parte da imagem é absorvida e não aparece.

Filme embaçado

O embaçamento é um artefato extremamente comum nessa prática e a imagem pode aparecer cinza e com perda de detalhes. Isso ocorre porque o filme provavelmente foi exposto durante um período de estresse, tais como mudança de luz ou uma mudança brusca de temperatura.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...