×
Loading ...

Tipos de fechaduras de segurança

Fechaduras de segurança são usadas para proteger os ocupantes e as propriedades de um prédio. Essas fechaduras mantêm os intrusos do lado de fora, prevenindo arrombamentos e invasões. Existem muitos tipos de fechaduras de segurança disponíveis no mercado, para serem usadas com uma grande variedade de aplicações e necessidades.

Fechaduras garantem mais segurança (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Cilíndrico

Fechaduras cilíndricas são as mais simples e acessíveis. Elas consistem de um um corpo instalado dentro da porta, em um furo de 5 a 7 cm de largura. Uma maçaneta é instalada em ambos os lados da porta, para garantir que possa ser aberta e fechada. Algumas fechaduras cilíndricas possuem um cilindro embutido que requer uma chave para operar, enquanto outras são projetadas com trincos simples. Essas fechaduras são as mais fáceis de instalar, além de precisarem de pouca manutenção.

Loading...

Encaixe

Uma fechadura de encaixe costuma ser mais cara do que uma cilíndrica, mas proporciona mais segurança. Elas são instaladas em um encaixe (buraco) feito na porta. Um cilindro à parte é instalado dentro da fechadura para prender a porta, e a trava é operada por maçanetas ou alças de ambos os lados. Fechaduras de encaixe são mais difíceis de instalar, e a maioria dos amadores terá dificuldade para criar um buraco com tamanho adequado para acomodar esse tipo de fechadura.

Dispositivo de saída

Um dispositivo de saída é um artifício de segurança complexo, usado para travar a porta e ajudar os ocupantes a sair com segurança durante uma emergência. Uma alavanca de empurrar é instalada ao longo da largura da porta, de um dos lados, enquanto algum tipo de estiva operacional é colocado do outro. A alavanca de empurrar é conectada a uma fechadura, conhecida como chassi, que contém um cilindro que mantém a porta fechada. Do lado de fora, as pessoas devem usar uma chave para destravar a unidade, ou ele pode ser mantido destravado para permitir acesso livre. Estes dispositivos podem ser difíceis de instalar e precisam de muita preparação na porta.

Fechaduras elétricas

Fechaduras elétricas usam um encaixe ou cilindro tradicional equipado com uma fiação de segurança. Ao invés de usar uma chave para operar a fechadura, um botão ou um leitor de cartão é usado. Os funcionários podem passar um cartão de acesso para liberar a fechadura, ou alguém pode abrir remotamente a trava através de um comando. Essas fechaduras podem ser seguras contra falhas (destravam automaticamente quando falta luz) ou seguras mesmo com falhas (permanecem travadas durante a falta de luz).

Interconectado

Fechaduras interconectadas combinam funções de trinco e trava em uma única unidade. Elas costumam ser usadas em apartamentos e dormitórios, pois garantem um nível de segurança maior, além de acesso mais rápido e fácil para os ocupantes. Do lado de fora, a trava pode ser aberta com uma chave, permitindo que a porta seja aberta através de uma fechadura ou alavanca. Quando alguém gira a fechadura por dentro, a porta destrava automaticamente em uma operação única.

Alta segurança

Fechaduras de alta segurança são projetadas para aplicações que requerem mais proteção do que as tradicionais de encaixe e cilíndrica conseguem garantir. Elas contêm cilindros e chaves patenteadas, que são muito difíceis de roubar ou adulterar. Até mesmo as ferramentas tradicionais de um chaveiro não irão funcionar com essas fechaduras, e as chaves não podem ser duplicadas a não ser na própria fábrica. Fechaduras de alta segurança costumam ser feitas no formato embutido ou com trancas, e costumam ser usadas em prédios militares, financeiros e do governo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...