Como tirar areia dos olhos
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Ter areia nos olhos pode ser doloroso, além de poder causar arranhões no olho (abrasões na córnea) ou uma infecção ocular. Um dia com muito vento ou algum incidente de alguém brincando com areia na praia pode fazer com que grãos entrem nos olhos, e alguns primeiros socorros apropriados são essenciais para diminuir a chance de uma infecção ou lesão mais grave. Quando um corpo estranho entra no olho, ele começa a lacrimejar bastante. Alguns dos cuidados a se tomar nesses casos envolvem "copiar" esse lacrimejamento natural lavando abundantemente o olho afetado.
Step 1
Lave suas mãos usando o sabonete bactericida. Limpe o copo também usando esse sabonete. Enxágue completamente para remover quaisquer resquícios do sabonete.
Step 2
Encha o copo com água à temperatura ambiente. O ideal é usar água de garrafa, mas, se não for possível, use água corrente, tomando o cuidado de descartar a primeira leva de água antes de encher o copo (para evitar usar água que contenha partículas de sujeira dos canos).
Step 3
Coloque esse copo, já cheio, sobre uma superfície lisa. Abaixe o rosto até a altura do copo, colocando o olho afetado dentro da água.
Step 4
Pisque o olho enquanto ele estiver imerso na água para ajudar a excretar as partículas de areia. Normalmente, leva entre 10 e 20 segundos para que toda a areia tenha saído, mas você pode continuar lavando os olhos por até 15 minutos.
Step 5
Fique atento a sinais de infecções oculares por até 48 horas após a areia ter saído de seus olhos. Quando um corpo estranho entrar em contato com os olhos, existe o risco de uma infecção. Os sinais incluem vermelhidão, inchaço, dor/desconforto e secreções oculares.
Referências
Dica
- De preferência, uma segunda pessoa deveria fazer os passos de 1 a 3, pois o paciente poderá estar muito desconfortável, especialmente se os dois olhos tiverem sido afetados.
- Se não houver nenhum copo limpo disponível, incline a cabeça para trás e despeje água sobre o olho afetado. Tente evitar piscar durante os primeiros segundos da lavagem. Se não houver água disponível, deixe o olho lacrimejar. Apesar de isso causar desconforto por mais tempo, a areia será expelida do olho. As chances de abrasões na córnea são muito maiores se não houver água para lavar o olho.
- Se, mesmo lavando, a areia não sair, procure um médico. Além disso, uma pessoa com abrasão na córnea pode sentir que há algo no olho, então, é essencial passar por um exame médico para determinar o que, de fato, está causando esse desconforto.
Advertência
- Resista à vontade de esfregar os olhos. Você pode movimentar a areia através da superfície ocular, o que poderá ocasionar arranhões ou abrasões na córnea.
- Se, após lavar, você ainda sentir que há algo no olho (se continuar sentindo a necessidade de piscar e seus olhos continuarem lacrimejando), é possível que sua córnea tenha sido machucada. Mantenha os olhos fechados, coloque um tampão no olho (se disponível) e procure um médico imediatamente.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images