Como diluir chocolate com leite

••• Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images

Fazer seus próprios doces com cobertura de chocolate é uma maneira simples, agradável e barata de aproveitar os prazeres desse ingrediente clássico. Derreter gotas chocolate em banho-maria é geralmente tudo o que se precisa para criar um molho liso e aveludado para mergulhar morangos, pretzels e abacaxi ou para cobrir bolos, biscoitos e outros doces. No entanto, às vezes, algumas receitas e gostos pessoais pedem por um molho de chocolate mais fino do que o obtido pelo simples derretimento desse ingrediente. Aprenda os truques da adição de leite ao chocolate com o objetivo de diluí-lo sem torná-lo aguado ou empelotado.

Passo 1

Encha uma panela para banho-maria até a metade com água e coloque-a no fogão. Coloque um recipiente sobre a panela e ajuste a chama para o fogo médio.

Passo 2

Espere de cinco a 10 minutos para que a água aqueça e, então, acrescente as gotas de chocolate no recipiente superior. Não permita que a água chegue a ferver.

Passo 3

Mexa constantemente, entre três e cinco minutos, até que as gotas de chocolate tenham derretido.

Passo 4

Abaixe um pouco o fogo e lentamente adicione leite ao chocolate derretido, colocando 1/4 de xícara por vez e mexendo constantemente, até que o ingrediente esteja completamente incorporado à mistura.

Passo 5

Continue misturando o leite ao chocolate lentamente, em acréscimos de 1/4 de xícara até que se obtenha a consistência desejada.

Passo 6

Use o chocolate derretido imediatamente para evitar que ele esfrie e endureça ou então o mantenha sobre um fogo baixo para manter sua textura lisa e homogênea.

Mais recentes

×