Como tirar filhotes de gato de um buraco

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Ao explorar seu ambiente, os filhotes pequenos de gatos podem acidentalmente cair ou se enfiar em pequenos buracos, como tubos de drenagem, e ficar presos. Se ouvir o choro de um gatinho preso em um buraco em sua casa ou dentro das paredes, será preciso resgatá-lo dessa situação o mais rápido possível para evitar que passe fome ou fique desidratado. Geralmente você pode atrair o filhote para um lugar seguro e reuni-lo com seus irmãos e a gata mãe. Às vezes a situação exigirá técnicas criativas ou ajuda do controle de animais ou do corpo de bombeiros para libertar o gato preso.

Passo 1

Fale baixinho com o filhote no buraco e ofereça-lhe um pouco de comida de gato enlatada ou um pedaço de frango ou atum. Coloque uma pequena quantidade de comida enlatada no seu dedo e deixe o gatinho lambê-la se conseguir alcançar. Depois que o filhote pegar a comida e você ganhar a sua confiança, estenda o braço e puxe o gatinho gentilmente para fora do buraco. Se houver mais de um filhote preso, continue o processo até que todos tenham sido resgatados.

Passo 2

Lubrifique o filhote com óleo vegetal se tiver tentado puxá-lo para fora do buraco e o gato parecer estar emperrado. Outra opção é esfregar um pouco de vaselina no corpo do gato. Depois que estiver lubrificado, segure-o com cuidado em volta da barriga e puxe-o lentamente para fora do buraco.

Passo 3

Isque uma armadilha para resgatar gatos com alimentos de cheiro pungente, como atum, cavala ou comida de gato enlatada levemente aquecida. Coloque a armadilha perto da entrada do buraco. Verifique-a a cada 30 minutos para ver se o gatinho sairá sozinho.

Passo 4

Enfie um pedaço longo de pano dentro do buraco se não conseguir alcançar o gato. Coloque uma quantidade muito pequena de comida de gato enlatada na ponta do pano antes de inseri-lo no buraco para chamar a atenção do bichano. Às vezes o filhote conseguirá sair do buraco ao escalar o pano. Amarre o pano em algo sólido ou segure uma das pontas. Coloque um pequeno prato de atum, comida enlatada ou leite substituto para gatos na borda do buraco para tentar o gato a escalar o pano para chegar à comida.

Passo 5

Coloque uma meia sobre a mangueira de um aspirador de pó e insira no buraco onde o gatinho estiver preso. Ligue o aspirador para sugar o filhote gentilmente para fora do buraco.

Passo 6

Imite os miados do filhote para tentar atraí-lo para fora do buraco. Se for possível, coloque os irmãos ou a gata mãe em uma caixa de transporte para gatos e coloque esta perto do buraco. O som do outro gato chamando atrairá o filhote para fora do buraco, se este conseguir se libertar sozinho.

Mais recentes

×