O que fazer quando um filhote de cachorro não consegue mamar

••• mother dog with puppy image by Phaedra Wilkinson from Fotolia.com

Se um filhote de cachorro desaprendeu a mamar, algumas medidas devem ser tomadas para garantir que ele receba uma quantidade adequada de alimentos e nutrientes. Os filhotes recebem comida das mães e, para isso, devem mamar. Se não, podem morrer de fome. Você deve tentar incentivá-lo a fazer isso. Se ele ainda se recusar, você precisará arrumar uma forma alternativa de alimentá-lo.

Passo 1

Aperte suavemente o pescoço do filhote quando ele estiver perto da teta da mãe. Fazer isso muitas vezes o incentivará a mamar. Se não funcionar, tente alimentá-lo com uma mamadeira.

Passo 2

Compre uma mamadeira para cães em uma loja de produtos para animais de estimação, juntamente com o leite de substituição. Coloque a quantidade recomendada da fórmula para o filhote com base em seu peso. Segure o frasco de cabeça para baixo para verificar o fluxo do líquido. O leite deve pingar, e não derramar, para fora do bico. Introduza o bico na boca do cachorro. Às vezes, um filhote fica agitado quando tem que competir com outros para se alimentar e pode se recusar a mamar. Alimentá-lo com uma mamadeira pode ajudar a eliminar essa agitação, e o filhote poderá mamar novamente em um ambiente tranquilo. Acaricie gentilmente a região sob o pescoço para incentivá-lo a sugar. Se ele ainda se recusar, você precisará de um tubo alimentar.

Passo 3

Consulte um veterinário sobre alimentação por sonda para um filhote de cachorro. A sonda de alimentação envolve a inserção de um cateter macio no nariz do cachorro para que atinja o estômago. Então, a comida é dada através dele. O veterinário o instruirá sobre como inserir o tubo no nariz e o quão profundamente deve entrar. Ele também fornecerá os suprimentos necessários e informará a quantidade adequada de leite de substituição com base no peso do filhote. Se você nunca o alimentou com uma sonda, não tente fazer isso sem consultar um veterinário.

Mais recentes

×