×
Loading ...

Como fazer um tobogã para bolinhas de gude

Tobogãs para bolinhas de gude são brinquedos infantis populares, construídos de muitas maneiras diferentes, usando todos os tipos de material. Há uma grande variedade de tobogã para bolinhas de gude feitos comercialmente disponíveis, mas a maioria deles é muito caro, então, por que não utilizar algumas quinquilharias de casa, economizar algum dinheiro e construir o seu próprio? Fazer seus próprios tobogãs para bolinhas de gude é fácil e é uma oportunidade ideal para ensinar as crianças sobre a força da gravidade, afinal, sem gravidade, seu brinquedo seria inútil.

Instruções

Tobogãs para bolinhas de gude caseiros são brinquedos divertidos e baratos (marble image by cherie from Fotolia.com)

    Tobogã de papelão

  1. Corte a maioria dos tubos de papelão pela metade longitudinalmente com a faca de utilidades; o número irá variar de acordo com o tamanho da sua caixa e o comprimento de seus tubos. Corte dois ou três dos tubos em três partes de 7,5 cm. Estes tubos podem ser o interior de uma toalha de papel ou rolo de papel higiênico.

    Loading...
  2. Desenhe uma linha de espirais em torno do interior da caixa de papelão, a partir do topo vá descendo em um ângulo de 20 graus.

  3. Cole os tubos cortados pela metade ao longo da linha de lápis, de modo que eles se pareçam com uma lâmina de água. Ligue os tubos com as partes de 7,5 cm e cole de forma uniforme uma parte de 7,5 cm verticalmente na extremidade de um das metades de tubos, com o início da próxima metade de tubo na parte inferior do segmento vertical, como uma rampa para bolinhas de gude.

  4. Continue colando as peças ao longo da linha em espiral até chegar à parte inferior da caixa e deixe secar. Solte uma bola de gude na primeira metade do tubo e veja como ela desce em espiral em seu caminho em torno do interior da caixa e sai no fundo da caixa.

    Tobogã de madeira de balsa

  1. Corte uma folha de madeira de balsa, cerca de 50 cm por 50 centímetros, com a faca. Corte outra folha, de 25 cm por 20 cm; cinco tiras de madeira de balsa, 50 cm por 2,5 cm e cinco peças finas, 50 cm por 71,8 cm.

  2. Corte a folha de 25 cm por 50 cm ao meio longitudinalmente e, em seguida, cole cada lado da borda de um dos lados de 50 cm por 50 cm, de modo que a folha de 50 cm por 50 cm esteja verticalmente entre as duas peças de base.

  3. Cole cada tira fina de 50 cm por 7,5 cm sobre o lado das tiras de 50 cm por 2,5 cm, de modo que elas possuam uma borda com trilhos ao longo de um lado.

  4. Cola sobre as tiras, bordas de trilhas na parte exterior, em um ângulo de 20 graus para baixo do lado da folha. Comece a nivelar um lado vertical da folha 50 cm por 50 cm; haverá cerca de 2,5 cm entre o outro lado e a extremidade da tira. Cole a próxima tira nivelando-a a partir do lado oposto, formando um "V" de lado; a bolinha de gude cairá entre o vão de 2,5 cm e aterrisse sobre esta próxima tira. Repita isto para formar um padrão em ziguezague até que todas as tiras estejam ligados e deixe secar.

  5. Solte uma bolinha de gude do alto da tira e veja-o ziguezaguear para baixo da placa, caindo sobre cada tira.

Loading...

O que você precisa

  • Tubos de papelão
  • Faca de utilidade
  • Caixa de papelão
  • Lápis
  • Cola quente
  • Madeira balsa

Referências

Loading ...
Loading ...