×
Loading ...

Como fazer uma tocha de acampamento com uma lata de achocolatado

Campistas engenhosos utilizam objetos simples, como latas de achocolatado e velas, para produzir tochas ou lanternas de acampamento baratas, que são ao mesmo tempo práticas e decorativas. Essas lanternas utilizam itens pequenos do cotidiano, encontrados pela casa, e podem ser feitas em questão de minutos, para produzir uma fonte de luz tão necessária em situações de emergência e naquelas noites escuras com as quais todos os campistas se deparam.

Instruções

Latas de achocolatado produzem lanternas eficientes com objetos comuns do lar (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Tire a tampa da lata de achocolatado e vire-a de lado. A luz da lanterna brilhará pelo topo da lata.

    Loading...
  2. Faça dois furos na lata, próximos à borda, usando o martelo e o prego; mantenha os furos afastados em 2,5 cm de distância. Repita o processo na base da lata; use a régua para manter os furos paralelos.

  3. Vire a lata e utilize o martelo e o prego para fazer mais quatro furos do outro lado. Esses furos devem ser transversais aos furos do outro lado e estar a apenas 5 cm de distância um do outro, ao invés de 2,5 cm.

  4. Estique o cabide e utilize o alicate para cortar as pontas curvas do arame; depois, corte-o em duas partes iguais.

  5. Dobre dois pedaços de arame no formato de "U". Insira a ponta do arame através dos furos na lata; coloque pelos furos afastados a 2,5 cm e empurre o arame pela lata, até sair pelos furos a 5 cm de distância. Isso criará duas formas em "V" nos dois lados da lata, dando às "pernas" dela uma posição ampla. Agora, você deve ter dois ganchos no topo da lata e dois pedaços de arame saindo pelo fundo.

  6. Puxe os ganchos através da lata, para que ela se apoie nos arames, deixando aproximadamente 2,5 cm de arame saindo pelo fundo. Essa distância garante que você tenha bastante espaço para anexar a alça, para que quando a lanterna aquecer o topo da lata, a alça não vai sobreaquecer e queimar quem estiver segurando-a.

  7. Dobre os pedaços de arame no fundo da lata, fazendo "pés" para apoiar a lata. Os arames devem ser tensionados pela dobra externa dos arames em "V". Você também pode colocar uma pequena quantidade de cola epóxi nos furos na lata, para fixar o arame no lugar.

  8. Prenda o bloco pequeno de madeira, ou o graveto, na parte inferior dos ganchos no topo da lata; use dois pedaços de fio de cobre para prendê-lo nos ganchos, a fim de produzir uma alça para a lanterna. Você também pode usar a cola epóxi para fixar o bloco nos ganchos.

  9. Com o martelo, insira o prego no meio do fundo da lata, para criar uma base para a vela. Você pode usar a cola epóxi para fixar o prego no lugar. Enfie a vela no prego.

Loading...

Aviso

  • Como a lanterna é essencialmente uma chama aberta, não a leve para dentro da barraca.

O que você precisa

  • Lata de achocolatado
  • Prego com 2,5 cm de comprimento
  • Martelo
  • Cabide
  • Alicate
  • 2 pedaços de 2,5 cm de fio de cobre
  • Bloco pequeno de madeira ou graveto grosso
  • Régua
  • Vela votiva pequena
  • Cola epóxi (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...