Como fazer uma trama de macramê no padrão de arco-íris em uma pulseira da amizade

••• Karl Weatherly/Photodisc/Getty Images

As pulseiras da amizade existem em todas as formas e padrões desde as listras básicas até padrões tecidos de maneiras um pouco mais complexas. Para fazer uma pulseira da amizade em macramê, compre um pouco de linha para bordado, que é um fio fino, colorido e que poderá ser encontrado em lojas de artesanato. Uma série de nós criará o padrão para a pulseira da amizade, para fazer uma no padrão do arco-íris, utilize as cores do arco-íris – violeta, índigo, azul, verde, amarelo, vermelho e laranja.

Passo 1

Escolha as cinco cores que quer em sua pulseira. Uma das cores não será vista.

Passo 2

Corte dois fios de cada cor, cada um com cerca de 1,65 m de comprimento, e alinhe-os lado a lado. As duas sequências de cor que não serão vistas precisarão ficar do lado esquerdo da pulseira. Amarre todos os fios em um nó, de maneira que tenha-os juntos e em cinco cores.

Passo 3

Prenda a pulseira a uma mesa com fita adesiva ou a uma prancheta. Os fios da esquerda para a direita serão rotulados como A, B, C, D, E, F, G, H, I, J. Os fios A e B serão a primeira cor, C e D a segunda cor, E e F a terceira cor, G e H a quarta cor e I e J a quinta.

Passo 4

Faça um nó volta do fiel, para a esquerda, em torno do fio B. Comece com o fio C e traga-o por cima do B para formar um laço. Puxe o C por dentro do laço e aperte-o. O C terminará do lado esquerdo do B. Repita esse procedimento com o A. Pegue o D e repita o processo, por cima de B e A, até que os fios da esquerda para a direita sejam C, D, A, B.

Passo 5

Repita esse processo com o resto dos fios, em ordem, fazendo os nós volta do fiel, para a esquerda, sobre os fios A e B. Faça isso até A e B estejam do lado direito. Você ficará com os cordões nesse padrão, da esquerda para a direita: C, D, E, F, G, H, I, J, A, B.

Mais recentes

×