Como transferir o catálogo de endereços do Thunderbird para um computador novo

Quando se compra um computador novo, a última coisa que se deseja é ter que digitar novamente o catálogo de endereços inteiro no programa de email. Contudo, a maioria desses softwares tem uma função que possibilita a exportação de contatos em um arquivo que possa ser importado na maioria dos programas de email. O Thunderbird armazena seus contatos em um formato comum, facilitando a exportação e importação em qualquer computador e em vários outros programas.

Exportar catálogo de endereços

Passo 1

Inicie o Thunderbird no computador antigo. Acesse a conta que tem as informações de endereço que você deseja transferir para o computador novo. Pode-se transferir catálogos de endereços de vários perfis, mas cada informação de perfil deve ser localizada e salva individualmente.

Passo 2

Clique em "Tools" (Ferramentas) e selecione "Address Book" (Catálogo de Endereços), ou use o atalho "Ctrl + 2" para acessá-lo. Isso abrirá uma janela separada do software. No painel à esquerda da janela deve haver dois arquivos. Um chamado "Personal Address Book" (Catálogo pessoal) e o outro "Collected Addresses" (Endereços coletados).

Passo 3

Selecione um dos arquivos e vá até "Tools" (Ferramentas) e clique em "Export" (Exportar). Atribua um nome ao arquivo, de preferência algo fácil de lembrar e rapidamente identificável, e clique em "Save" (Salvar). Isso salvará seu catálogo como um arquivo "LDIF", que pode ser transferido para o Thunderbird em seu novo computador.

Passo 4

Repita o terceiro passo com o segundo arquivo de catálogo de endereços, certificando-se de atribuir um nome diferente do primeiro arquivo.

Transferindo o catálogo de endereços

Passo 1

Localize os arquivos LDIF no computador antigo e grave-os em um CD ou copie-os em um dispositivo removível. Alternativamente, caso você já tenha configurado a internet no computador novo e possa acessar o email, é possível anexar os arquivos a um email e enviá-los para si mesmo.

Passo 2

Transfira os arquivos copiados para o disco rígido do computador novo ou baixe-os no email.

Passo 3

Inicie o Thunderbird no computador novo e acesse o perfil no qual deseja adicionar o catálogo de endereços.

Passo 4

Clique em "Tools" (Ferramentas) e selecione "Address Book" (Catálogo de endereços). Na janela que será exibida, clique em "Tools" (Ferramentas) e selecione "Import" (Importar).

Passo 5

Selecione "Address Books" (Catálogos de endereços) como tipo de arquivo e clique em "Next" (Avançar). Escolha "Text File" (Arquivo de texto) na lista e clique em "Next" (Avançar).

Passo 6

Escolha "LDIF" no menu suspenso da próxima janela e o Thunderbird automaticamente procurará em seu computador qualquer arquivo LDIF. Selecione seus arquivos de endereço (um de cada vez) na lista e clique em "Open" (Abrir). O programa transferirá os endereços para seu novo perfil.

Mais recentes

×