Como transformar uma planilha do Excel em um aplicativo independente e executável

Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images

O Excel é um programa para a criação de planilhas e, da mesma forma como ocorre com outros aplicativos do Microsoft Office, ele permite que você embuta o seu próprio código Visual Basic. O problema é que as pessoas que visualizam suas planilhas também poderão ter acesso ao seu código Visual Basic que contém informações pessoais. Transforme a sua planilha em um arquivo independente para que você possa distribui-la sem que os outros sejam capazes de visualizar ou copiar a sua programação.

Step 1

Faça download do aplicativo "XCell Compiler" utilizando o link da aba "Recursos".

Step 2

Abra o Microsoft Excel e depois a planilha que você deseja transformar em um arquivo executável independente.

Step 3

Clique no botão principal do Office, que fica no canto superior esquerdo. Clique em "Opções do Excel".

Step 4

No lado esquerdo da janela, clique no botão "Centro de confiabilidade". Depois, clique em "Configurações do centro de confiabilidade".

Step 5

Do lado esquerdo da janela, encontre e clique na opção "Configurações de macro". Marque a opção "Confiar no acesso do modelo de objeto do projeto do VBA" e clique em "OK".

Step 6

Clique na opção "Suplementos" na parte de cima da janela do Excel.

Step 7

Clique no menu "DoneEx". Depois, clique em "XCell Compiler" e em "Compilar". Se o XCell Compiler não tiver sido registrado ainda, uma janela de aviso será mostrada. Clique em "Fechar".

Step 8

Clique no botão "...", que fica próximo a opção "Caminho alvo". Escolha o local no qual você deseja que o arquivo convertido seja gravado. Clique no botão "Compilar".

Step 9

Clique em "OK" e feche o Excel. Navegue até o local de destino do arquivo EXE, especificado por você no passo anterior. O programa irá abrir com um duplo clique, da mesma forma que qualquer outro aplicativo padrão.

×