Como transportar uma chinchila
Creatas/Creatas/Getty Images
Chinchilas podem viver até 20 anos, então você pode ter que viajar com ela em algum momento. Caso o faça, fique atento para tentativas de fuga: elas são fugitivas natas. Na realidade, chinchilas são inconstantes por natureza, e viagens podem deixá-las nervosas. Preparando-se corretamente, no entanto, é possível viajar com sua chinchila no carro ou no avião sem ter muitos problemas.
Automóvel
Step 1
Compre uma gaiola de animais, garantindo que seja o menor possível mas que a chinchila possa se levantar e se virar confortavelmente. Gaiolas de náilon de gatos são boas para pequenas viagens, mas chinchilas amam roer e podem demolir uma destas em pouco tempo, especialmente se estiverem acostumadas com uma casa de dois ou três andares. Gaiolas maiores, no entanto, têm seus próprios riscos: se você frear bruscamente, o animal pode se machucar ao ser arremessado dentro deste espaço.
Step 2
Monte a gaiola para a viagem. Coloque itens familiares para manter a chinchila entretida. Os brinquedos prediletos do animal ou blocos de roer ajudarão a aplacar o tédio e reduzir o nível de stress. Tenha uma garrafa extra de água no caso de ela derramar a primeira ou beber mais do que o previsto. Chinchilas ficam facilmente desidratadas.
Step 3
Ajuste a temperatura de seu veículo e faça com que o ar corra, seja ligando o ar condicionado ou abrindo levemente a janela. Não permita que o vento atinja diretamente o animal, pois a chinchila é propensa a calafrios. Se estiver extremamente quente, coloque uma garrafa congelada de água na gaiola para frescor adicional, pois estes animais podem sofrer ataques de calor se a temperatura subir além de 24 graus.
Step 4
Coloque a gaiola no banco da frente, ao seu lado, ou no piso logo atrás de seu banco, pois a temperatura do carro pode variar muito entre os bancos da frente e de trás. Se estiver frio, coloque um bicho de pelúcia na gaiola, ou qualquer outro objeto que a chinchila possa abraçar para ficar mais quente. Coloque também uma toalha fina sobre a gaiola para evitar a penetração de luz direta. Isto também abafará barulhos externos e ajudará a diminuir a irritação do animal.
Step 5
Fale com a chinchila frequentemente para mantê-la calma. Não mexa com ela mais do que o necessário quando estiver quente, pois isso aumentará sua temperatura corporal. Tente tirá-la da gaiola um pouco: ela é normalmente um animal muito ativo, então precisará de oportunidades para se mover.
Avião
Step 1
Ligue para a linha aérea antes da viagem para saber se eles transportam chinchilas. Não esqueça de perguntar sobre regulações e documentação necessária. Cada empresa tem regulamentos diferentes e muitas não permitem a viagem com animais exóticos. Confira se você pode levar a chinchila na bagagem de mão ou se ela deve ir no compartimento de transporte de animais do avião.
Step 2
Compre uma gaiola de animais, garantindo que seja o menor possível para que a chinchila possa se levantar e se virar confortavelmente. Se ela tiver que viajar no compartimento de animais, forre a gaiola com folhas de jornal para garantir calor e conforto. Evite viajar no alto verão ou no inverno severo por conta da sensitividade da chinchila a mudanças de temperatura. Garanta que a gaiola é ventilada e à prova de fuga.
Step 3
Tenha toda a documentação pedida pela companhia aérea. Isto pode incluir uma licença ou um certificado de saúde de um veterinário, dependendo da companhia e de seu destino.
Referências
Dica
- Chinchilas têm hábitos noturnos. Se você viajar durante o dia, ela provavelmente dormirá por grande parte da viagem.
- Se possível, arranje um cuidador e deixe a chinchila em casa.
Sobre o Autor
Annabelle Lee has been working in the journalism field since 1990. She was a teacher and yearbook adviser for four years and holds two associate degrees from her local community college where she currently teaches computer classes. Lee also writes for a local newspaper and was a proofreader for McGraw-Hill.
Créditos Fotográficos
Creatas/Creatas/Getty Images