Como treinar um filhote de pastor alemão para viver com um gato
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Pastores alemães são cachorros extremamente excitáveis. Eles são conhecidos por perseguirem qualquer coisa que se mova e de gostarem da caça e captura de gatos e outros animais pequenos. Se o treinamento começa precocemente, antes que maus hábitos ocorram, seu filhote de pastor alemão pode aprender não só a conviver com o gato da família como a apreciar a companhia.
Step 1
Assim que você levar seu filhote de pastor alemão para casa não deixe que ele jamais persiga o gato. Até, mais ou menos, 12 semanas de idade, a maioria dos filhotes serão menores que o gato. Quanto menor e mais fácil de ser controlado seu pastorzinho é, mais fácil será o treinamento. Se você nunca permitir que maus hábitos se iniciem, então você não terá que impedi-los mais tarde.
Step 2
Coloque seu filhote na gaiola no meio da sala de estar, essa sala fornece espaço extra suficiente e ajuda o gato a se sentir mais seguro. Permita que o gato se aproxime do filhote preso em seu próprio ritmo. Faça isso todas as noites por uma semana e impeça que o gato e o filhote interajam no meio tempo.
Step 3
cage de transport avec chat image by Nath Photos from Fotolia.com
Comece a prender o gato no meio da sala de estar e permita que o filhote se aproxime da gaiola. Se ele ficar muito inquieto, segure suas costas até que ele se acalme, faça carinhos calmamente e ofereça petiscos enquanto ele cheira a gaiola. Permita de três a cinco dias para o filhote tornar-se familiarizado com o odor do gato da família.
Step 4
Depois que o filhote e o gato tiveram a chance de se tornarem familiares com o cheiro um do outro, é hora de deixar que eles interajam. Enquanto você segura o gato, outra pessoa segura o filhote, faça a aproximação dentro do limite de conforto um do outro. Se houver qualquer eriçamento ou rosnados do gato, afaste-os. Continue a sessão até que você possa ficar ao lado de seu parceiro com ambos os animais seguros.
Step 5
Deixe o gato andar livremente. Mantenha seu pequeno pastor na coleira o tempo todo, acorrente-o ao seu tornozelo enquanto você está em casa e sempre tenha um brinquedo em mãos. Quando estiver perto do gato, ofereça a ele petiscos por permanecer calmo e afável. Se ele ficar muito excitado, afaste-se ou saia do aposento. Eventualmente, o gato se tornará "parte da mobília" e o filhote não vai notá-lo mais.
Mais Artigos
Como criar um gato dentro e fora de casa→
Como acalmar um periquito que fica com respiração ofegante quando eu o tiro da gaiola?→
Treinando gatos para não atacar pássaros de estimação →
Como remover fezes ressecadas do bumbum do meu filhote de cachorro→
Como disfarçar o odor de uma cadela no cio→
Como estimular a respiração de um gatinho→
Advertência
- Nunca deixe o filhote encarar o gato. Mantenha uma lata cheia de moedas por perto e chacoalhe se o filhote encarar intensamente o gato.
Sobre o Autor
Since 2001, Kea Grace has published in "Dog Fancy," "Clean Run," "Front and Finish" and an international Czechoslovakian agility enthusiast magazine. Grace is the head trainer for Gimme Grace Dog Training and holds her CPDT-KA and CTDI certifications. She is a member of the APDT and is a recognized CLASS instructor. She's seeking German certification from the Goethe Institut.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images