Tratamento caseiro para gatos com resfriado

••• David De Lossy/Photodisc/Getty Images

Você está preocupado com seu gato, que pode ter contraído um resfriado felino. Mas não tem certeza se deve levá-lo ao veterinário, porque o resfriado não parece ser muito grave. Se estiver claro que o animal está sentindo desconforto, há medidas que podem ser adotadas em casa para aliviar o desconforto até a gripe passar.

Sintomas

Os sintomas do resfriado em gatos geralmente aparecem quando o animal contrai uma infecção viral em seus seios paranasais. O tempo frio ou desidratação aumentam a probabilidade de um resfriado felino. Se o seu gato só espirra ocasionalmente, ele provavelmente não está resfriado. Se espirra continuamente ao longo do dia, isso geralmente indica uma infecção respiratória superior. Se o felino tiver um corrimento claro quando espirra, essa também é uma indicação de uma infecção viral. O corrimento também pode aparecer ao redor de seus olhos e ele pode tossir, apresentar sangue no muco ou temperatura elevada. Resfriados podem durar de uma semana a dez dias. A perda de apetite também pode ocorrer. Não se preocupe, você não pode contrair um resfriado felino e o animal não pode contrair um de você.

Tratamentos

Se os sintomas não diminuírem dentro de uma semana ou se uma secreção espessa e amarelada começar a aparecer em torno do nariz ou olhos do animal, esse é um sinal de que a infecção não é viral, mas bacteriana. Nesse caso, você deve consultar um veterinário, porque seu gato provavelmente precisará de um antibiótico. Se tem certeza de que o felino tem apenas um resfriado e não qualquer outra infecção bacteriana (por exemplo, se ele se recusa a comer por dois dias ou mais, isso pode indicar uma doença mais grave, que requer tratamento com antibióticos pelo seu veterinário), você pode tratá-lo de forma segura em casa. A vitamina C funciona tão bem para resfriados em gatos quanto os em humanos. Dê um quarto de comprimido de vitamina C por dia ao felino, durante os primeiros quatro dias do resfriado ou até que seus sintomas diminuam ou desapareçam. Alcaçuz e outros remédios de ervas antivirais, como o sabugueiro, também são eficazes no tratamento de sintomas do resfriado felino.

Como usar os tratamentos

O melhor método para fazer seu gato tomar seu tratamento se for em forma de pílula é colocando a pílula no mais fundo da língua possível. Em seguida, pressione levemente o dedo indicador na garganta e mova o seu dedo para cima e para baixo até que o animal engula. Se quiser, também pode dissolver qualquer tipo de tratamento, como um tablete amassado de vitamina C em uma colher ou duas de água e usar uma seringa para esguichar o tratamento no fundo da garganta. Para manter a boca do gato aberta enquanto você faz isso, coloque o polegar em um lado de sua mandíbula e seu dedo do meio ou indicador no outro e aperte suavemente até que ele abra a boca. O mais provável é que ele tentará lutar contra você, mas seja forte. Seu gato apreciará os efeitos do tratamento, mesmo que não aprecie como você o forçou a consumi-los. E lembre-se: os gatos só devem tomar um quarto da dose recomendada para um humano ou criança pequena.

Mais recentes

×