Remédios naturais para nariz entupido em cachorros
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
Se o seu cachorro ficar resfriado ou com alguma alergia, ele irá espirrar e sofrer com o nariz entupido. Aos primeiros sinais de espirros, arquejos ou corrimentos nasais, o que indica congestão, leve o cão ao veterinário para determinar a causa médica subjacente. Trate a enfermidade e utilize remédios naturais para amenizar os sintomas da congestão nasal.
Umidade
Para aliviar o nariz entupido do seu cachorro, mantenha as cavidades nasais hidratadas, com um umidificador em casa. Deixe o cão dentro de casa o máximo possível, principalmente durante os meses mais secos no inverno. Acabe com a fleuma e o muco no nariz do cachorro ao expô-lo ao ar úmido e morno, com o uso de um vaporizador próximo à cama dele. Outra opção, recomendada pelo livro Joey Green's Amazing Pet Cures, é colocá-lo no banheiro quando você for tomar banho, para que o cão possa respirar o vapor durante 10 ou 15 minutos e a congestão vá embora.
Desconforto
O nariz do seu cachorro pode ficar seco e incômodo por causa das patadas constantes e do corrimento encrostado. Limpe o corrimento com um lenço umedecido com água morna. O livro The Natural Remedy Book For Dogs And Cats recomenda fazer uma solução salina para o cachorro, com meio copo de água fervente e um oitavo de colher de chá de sal marinho. Acrescente quatro gotas de extrato de hidraste, assim que a solução tiver esfriado até ficar morna ao toque. Utilize um conta-gotas para colocar três gotas da solução morna em cada narina, para aliviar a congestão, matar os vírus e reduzir os tecidos irritados e inchados no nariz.
Alimentação
Para prevenir a desidratação, dê ao cachorro um pouco de caldo de galinha ou carne, morno e com pouco sódio, para ele comer. Se o cão não estiver se alimentando direito, porque a congestão bloqueia o olfato, acrescente o caldo à ração seca ou enlatada, para encorajá-lo a comer. Alimente-o com comida enlatada, aquecida por alguns segundos no micro-ondas, para acentuar o aroma da comida e estimular o olfato comprometido do cachorro. Se for fazer o caldo por conta própria, não utilize cebola nem alho, pois, de acordo com o site Vetinfo, eles são tóxicos para os cachorros.
Avisos
Durante o tratamento de um simples resfriado ou uma alergia, você pode providenciar alguns alívios sintomáticos para a congestão nasal do cachorro ao manter o nariz dele hidratado com um pouco de vaselina ou óleo vegetal. Se observar que ele está espirrando continuamente, ou notar uma mucosa descolorida em torno do nariz dele, leve-o ao veterinário para obter um diagnóstico preciso. A congestão nasal é apenas um sintoma de um possível vírus, alergia, corpo estranho no nariz, tumor, infecção ou até mesmo insuficiência cardíaca congestiva, de acordo com o site Vetinfo. Se não forem tratadas, essas enfermidades podem resultar em infecções secundárias sérias, febre, letargia e até morte.
Mais Artigos
Referências
- Vetinfo: Congestão respiratória em cachorros [em inglês]
- The Dog Health Guide: Sintomas de resfriado em cachorros [em inglês]
- Vetinfo: Toxinas (venenos) que afetam os cachorros [em inglês]
- "Joey Green's Amazing Pet Cures: 1,138 Simple Pet Remedies Using Everyday Brand-Name Products"; Joey Green; 2011
- "The Natural Remedy Book For Dogs And Cats"; Dianne Stein; 2004
Recursos
Sobre o Autor
Based in Las Vegas, Susan Paretts has been writing since 1998. She writes about many subjects including pets, finances, crafts, food, home improvement, shopping and going green. Her articles, short stories and reviews have appeared on City National Bank's website and on The Noseprint. Paretts holds a Master of Professional Writing from the University of Southern California.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images